Música

Coautora de ‘Despacito’ é filha de brasileira e comemora sucesso do hit

Érika Ender vive na Flórida e tem uma carreira de sucesso na América Latina

Coautora de Despacito é filha de brasileira
Coautora de Despacito é filha de brasileira

DA REDAÇÃO, COM UOL – Parceira de Luis Fonsí na composição do hit “Despacito” – aquele tipo de música que “gruda” na cabeça – a cantora e compositora panamenha Érika Ender, de 42 anos, é filha de uma baiana com um panamenho e fala português fluente. Érika ganhou destaque mundial com a popularização do hit.

Érika vive entre Los Angeles e Miami e conta que, enquanto ainda morava com a mãe na Cidade do Panamá, falava português constantemente e ouvia artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Dorival Caymmi. De acordo com a artista, a mistura da cultura brasileira com a cultura latino-americana foi fundamental para sua inspiração. “O latino tem muita sensualidade e o brasileiro também tem isso na veia”, declarou em entrevista para o Uol.

A popularização de Despacito foi tão grande que conseguiu quebrar uma marca importante. A música é a primeira em língua espanhola a alcançar o 1º lugar da “Billboard Hot 100” em 20 anos, quando “Macarena esteve no topo das paradas. O clipe oficial da música com Luis Fonsí já foi visto mais de 1,7 bilhões de vezes.

De acordo com Érika, a faixa foi composta apenas em quatro horas, quando ela e Fonsí se reuniram na casa do cantor. “Sentamos para tomar um café, botar o papo em dia. Fonsí queria fazer uma música com a palavra ‘despacito’ e juntos fomos criando a melodia e a letra”, contou a artista, que já tem fama na América Latina, sendo inclusive eleita pela revista “Forbes” como uma das mulheres mais poderosas da região.

Érika conta ainda que uma de suas preocupações quando está compondo é não denegrir as mulheres com as letras. “Fizemos uma letra que não é ofensiva para a mulher, como acontece com alguns reggatons”, declarou. Ela, no entanto, não soube explicar como a música se espalhou pelas rádios do mundo. “O universo conspirou a nosso favor”, conta.

Sonho em cantar com Roberto Carlos

A artista também compõe em português e já escreveu a letra de “Quero Acender Teu Fogo”, que foi cantada pelo sertanejo Leonardo. Outras músicas dela tiveram presença na trilha sonora de novelas exibidas pela Globo Internacional.

Presente no Brasil para divulgar sua versão de “Despacito”, tocada no piano e com um ritmo mais lento, ela afirma que existe uma dificuldade na entrada de músicas latinas no País. “Minha energia está focada mesmo no lado hispano-americano. O mercado brasileiro é muito diferente do latino. A letra precisa ser cantada com naturalidade, tanto em português quanto em espanhol. Um sotaque já pode já pode deixar estranho”, conta.

Érika, no entanto, não desistiu de tentar se tornar mais conhecida no Brasil. Ela até revelou o sonho de se apresentar ao lado de um dos grandes cantores do País. “Meu sonho é cantar com o Roberto Carlos. Quem sabe um dia?”, concluiu a cantora.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo