Esportes

Comissão Antidopagem suspende Gabigol por dois anos por tentativa de fraude

Flamengo confia em absolvição de Gabigol e adia debate sobre renovação de contrato

Artilheiro flamenguista se mete em encrenca às vésperas da renovação de seu contrato. Foto: Divulgação Flamengo

A fase de Gabriel Barbosa, também conhecido como Gabigol, não é das melhores. Depois de ter ido para reserva depois de Tite ter assumido o Flamengo, ele está envolvido em uma polêmica sobre sua renovação de contrato com o Rubro-Negro carioca ou uma transferência para outro clube. Entretanto, na segunda-feira (25), surgiu um problema muito pior: ele foi condenado a dois anos de suspensão por tentativa de fraude no exame antidoping . 

Essa punição, no entanto, caiu como uma bomba no Flamengo. A condenação movimentou os bastidores do clube, que apoia o atacante e confia na absolvição em julgamento na segunda instância. O jogador vive o último ano de contrato e, neste primeiro momento, a intenção do clube é cumprir o vínculo. A renovação, outrora acertada, fica em compasso de espera.

Juridicamente há uma brecha que dá aos clubes a possibilidade de suspender o contrato com o atleta em casos como este. No entanto, o Flamengo não adotará esta medida. O clube vai auxiliar o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS). Por ora, ele não pode frequentar as dependências rubro-negras (nem a Gávea e nem o Ninho do Urubu) e está impedido de jogar.

O clube acredita que no CAS haverá um julgamento técnico, que levará em conta o fato das testagens negativas. O histórico do atleta, que nunca teve um teste positivo para doping, também é visto como um trunfo. Como a votação foi apertada – 5 votos para punição e 4 para absolvição – o Flamengo acredita que irá reverter o caso no tribunal da Fifa.

Uma equipe da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem foi ao CT fazer um teste-surpresa. Gabigol, então, tomou uma série de atitudes que geraram a denúncia e a posterior punição de dois anos por tentar fraudar o antidoping.

O comportamento do atacante, relatado por Oficiais do Controle de Dopagem, é resumido dessa forma:

  • Não se dirigiu a eles antes do treino
  • Depois da atividade os ignorou e foi almoçar
  • Tratou a equipe com desrespeito
  • Não seguiu os procedimentos indicados
  • Pegou o vaso coletor sem avisar a ninguém
  • Irritou-se ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta
  • Escondeu o pênis para impedir que o oficial observasse a coleta
  • Entregou o vaso aberto, contrariando orientação recebida

As atitudes estão descritas na denúncia feita pela Procuradoria da Justiça Desportiva Antidopagem em 21 de dezembro de 2023. Na ocasião, Gabigol foi acusado de dificultar o exame e, por isso, entendeu-se que ele deveria responder por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, ou seja, “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”. O código prevê suspensão de até quatro anos em caso de condenação.

Para comprovar seu compromisso na defesa de seu atleta, o Clube de Regatas do Flamengo divulgou uma nota oficial sobre o assunto. Leia abaixo:

Nota Oficial – Gabriel Barbosa

O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo