Histórico

Compras feitas por brasileiros no exterior via web aumentam 40%

Compras via webDA REDAÇÃO com Estadão – Atento ao aumento do número de compras feitas pela internet por brasileiros no exterior, a Receita Federal irá intensificar a fiscalização e cobrança de impostos. Quem mora aqui e tinha o hábito de enviar mercadorias para familiares e amigos vai ter que avaliar prioridades, já que, dependendo do imposto cobrado nos Correios, não valerá a pena enviar quase nada.

Em janeiro e fevereiro deste ano, as compras de mercadorias feitas por brasileiros no exterior via internet e entregues pela via postal deram um salto da ordem de 40% sobre o ano passado, e alertaram a máquina de arrecadação da Receita. O País tem recebido perto de 1,7 milhão de pacotes a cada mês, quando no início de 2013 o volume era da ordem de 1,2 milhão. No ano passado, foram 18,8 milhões no total, segundo dados da Receita Federal.

A maior parte dessa farra de consumo tem chegado ao comprador sem a cobrança de tributos, mas isso está prestes a mudar. Um sistema que está sendo montado em parceria com os Correios e a Receita vai automatizar a fiscalização, que hoje é feita por amostragem.
E, ao contrário do que muita gente pensa, o que se adquire de estabelecimentos comerciais no exterior é sujeito a tributação, independentemente do valor. Há exceções, como livros, periódicos, medicamentos com receita médica e bens enviados por pessoa física de valor até $ 50,00.

O sistema deverá entrar em teste em setembro deste ano, segundo informou a chefe da Divisão de Controles Aduaneiros Especiais da Receita, Edna Beltrão Moratto. A previsão é que seja implantado em janeiro de 2015.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo