Histórico

Comunidade já está em clima de Halloween

Festas em pontos brasileiros garantem animação no Dia das Bruxas

Outubro chega ao fim e nos Estados Unidos é difícil não entrar no clima do Halloween, tradição comemorada no último dia do mês. Como era de se esperar, a nossa comunidade no sul da Flórida não vai deixar a data passar em branco e estão programadas várias festas para curtir o Dia das Bruxas com fantasias, é verdade, mas também com um toque brasileiro.

Por exemplo, no Café Mineiro, em Deerfield Beach, o Halloween terá show do grupo Folha de Bananeira, que tocará muito forró, pagode e axé. A ‘Festa do Horror’ será no sábado (30 de outubro), a partir de 9pm. Na mesma data, o Boteco de Miami vai organizar o seu evento, que recebeu o nome de ‘Halloween Party’. A melhor fantasia da noite (acessório indispensável, aliás) receberá como prêmio uma passagem de ida e volta para o Brasil.

Em Boca Raton, o tradicional ‘Halloween do Oba-Oba’ terá novidades este ano, especialmente na decoração do novo espaço. A música vai ficar por conta do cantor Gilbert, que em sua performance apresenta vários estilos. Na noite anterior, sexta-feira, o Halloween poderá ser comemorado no Portugália, em Pompano Beach, com um show de Anadir Soares e Tony Araújo. A melhor fantasia leva como prêmio um ‘gift certificate’ da Casa.

Para quem está disposto a aproveitar o fim de semana para pegar a estrada, algumas das festas mais animadas de Halloween acontecem em Orlando: Disney, SeaWorld e Universal Orlando abrem espaço em suas agendas para atrações variadas, tendo como tema o ‘trick or treat’. O ‘Halloween horror nights’, da Universal Orlando, chega a sua 20ª edição e traz oito novas casas mal-assombradas, seis zonas de terror e dois shows especiais. O parque Magic Kingdom da Disney tem no seu ‘Mickey’s not-so-scary Halloween party – o programa perfeito para os pequenos, já que junta os vilões das histórias infantis e dos quadrinhos e os personagens da atração Haunted Mansion. No Sea World, são os personagens da Vila Sésamo que fazem do ‘Halloween spooktacular’ uma atração light neste Dia das Bruxas.

Confira as informações sobre as festas brasileiras:

Café Mineiro – Deerfield Bch.
‘Festa do Horror’, 30 de outubro
Tel.: (954) 426-1106

Botec – Miami
‘Halloween Party’, 30 de outubro
Tel. (305) 757-7735

Oba-Oba – Boca Raton
‘Halloween do Oba-Oba’, 30 de outubro
Tel. (561) 447-6969

Portugália – Pompano Bch.
‘Halloween’, 29 de outubro
Tel. (954) 657-8835

Um pouco de história

“Trick or Treat”. O ritual de crianças fantasiadas batendo às portas pedindo “doces ou travessuras” camuflou a verdadeira origem do Halloween, que não tinha relação com bruxaria. Na verdade, tratava-se de um festival que marcava o fim do verão na Europa e o nome foi tirado do catolicismo: A vigília de todos os santos (na noite anterior ao Dia de Todos os Santos, 1º de novembro) ou, em inglês, All Hallow’s Eve.

O tempo passou, e a expressão acabou se transformando também. A explicações para as fantasias vem dos celtas, que consideravam o dia 31 de outubro como o último dia do ano. Por isso, costumavam se vestir como demônios e fantasmas para afastar as criaturas sobrenaturais. Nos Estados Unidos, onde a celebração é um dos pontos altos do calendário e movimenta milhões de dólares, a data está associada à festa.

Já no Brasil, apesar de ganhar cada vez mais adesão, o Halloween ainda é muito criticado pelos puristas, sob o argumento que a data nada tem a ver com a nossa cultura. Por esta razão, foi criado pelo governo, também no dia 31 de outubro, o Dia do Saci, com o objetivo de resgatar figuras do nosso folclore.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo