Concessionária americana se fortalece com time brasileiro e atendimento em português

Toyota of Deerfield Beach aposta na liderança de seu executivo e no tratamento diferenciado a clientes

0
2170

COLABORAÇÃO de Juliana de Moraes e Silvia Pimentel – Em 2013, quando Brian Palmer foi convidado para assumir a Direção Geral da concessionária Toyota of Deerfield Beach, o negócio não ia nada bem. A empresa trocava muito de funcionários e enfrentava dificuldades. Faltava uma liderança com foco em gestão de pessoas e que fosse capaz de entender o mercado de consumidores do Sul da Flórida, uma região com crescente presença de estrangeiros.

“Aceitei a proposta pelo desafio de reerguer a concessionária. Meu foco sempre foi em pessoas porque para mim é o que sustenta o crescimento no longo prazo de um negócio. Digo que minha equipe cuida dos clientes e eu cuido das pessoas da equipe”, explica o executivo e sócio da concessionária que, desde 2014, faz parte do Grupo Berkshire Hathaway, de Warren Buffet.

Experiente, há 38 anos no setor e tendo passado por cinco estados, Palmer quis entender quem era seu público local e encomendou uma pesquisa para identificar o perfil de moradores num raio de 10 milhas (cerca de 16 quilômetros) do entorno da empresa. E a surpresa ficou pela identificação de uma forte comunidade hispânica e, quem diria, brasileira.

Hoje, são, no total, 141 profissionais que tocam o dia a dia da companhia, com turnover próximo a zero dentro dos últimos quatro anos, como apontou o diretor geral da unidade. “Conquistamos o Toyota President’s Award (Prêmio do Presidente da Toyota, na tradução do inglês) pela Excelência em Satisfação ao Cliente nos anos de 2016, 2017 e 2018”. Alcançamos a meta de promover uma cultura sólida de atendimento e com a qualidade que nos possibilitou um novo patamar de desempenho”.

Time brasileiro na Toyota of Deerfield Beach

A equipe brasileira, que começou com dois vendedores, atualmente totaliza 13 colaboradores nas áreas de Vendas, Pós-Vendas, Financiamento e Oficina. E o objetivo foi atingido: com média de vendas de 400 veículos por mês (entre novos e usados), 97 são comercializados pelos profissionais do Brasil mensalmente, segundo um levantamento dos últimos 18 meses.

“No momento, trabalhamos para manter esse patamar em função das perspectivas de mercado não tão favoráveis como nos últimos anos, mas nossa meta é chegar a 110 unidades por mês, no time brasileiro”, afirma Palmer, explicando que as equipes de língua espanhola e portuguesa somam 220 unidades de veículos comercializadas mensalmente.

O site da empresa toyotaofdeerfieldbeach.com possui conteúdo nos três idiomas, linha telefônica exclusiva para brasileiros (e também nas demais línguas) para que o atendimento aconteça inteiramente em português, o que estabelece uma relação de conforto e confiança desde o primeiro contato com a empresa.

Publicado originalmente no site www.sincodiv.org.br.