Artes Plásticas Gabriela Egito

Conexão Costa Oeste: Sandra Zebi, uma artista angelina brasileiríssima

Há mais de 30 anos, a artista plástica paulistana cria pinturas e cerâmicas com cores vibrantes e temas bem brasileiros em Los Angeles

Sandra Zebi: “Arte é um lugar feliz em minha alma, onde posso me expressar e ter a liberdade de ser quem eu quero” (Foto: Divulgação)
Sandra Zebi: “Arte é um lugar feliz em minha alma, onde posso me expressar e ter a liberdade de ser quem eu quero” (Foto: Divulgação)

Quem avista um trabalho da artista plástica paulistana Sandra Zebi, instantaneamente identifica que é dela. Seu estilo é inconfundível. São peças de cerâmica funcional e pinturas em técnicas mistas, geralmente com cores distintas e vibrantes, compostas por imagens lúdicas e alto astral.

Com mais de 30 anos bem vividos pela arte no currículo, a sua marca personalizada bebeu na fonte de artistas consagrados, como Picasso e Gaudí, e encontrou sua plenitude principalmente nas raízes brasileiras, mas também nas pessoas e paisagens de Los Angeles. “Arte é um lugar feliz em minha alma, onde posso me expressar e ter a liberdade de ser quem eu quero”, diz a paulistana, que estudou desenho industrial, arquitetura e design gráfico.

Sandra também admira muito o trabalho de outro artista brasileiro radicado nos Estados Unidos: Romero Britto. “Estive na galeria dele em Miami e acho fantástica a capacidade que ele tem de aplicar o seu design aos mais diversos meios e materiais”, diz. “Quero cada vez mais fazer o mesmo com as minhas criações, de calendários a bolsas, móveis e tudo mais. Vamos ‘zebificar’ o mundo!”, brinca.

A artista plástica paulistana Sandra Zebi (Foto: Divulgação)
A artista plástica paulistana Sandra Zebi (Foto: Divulgação)

A artista plástica conta que chegou a Los Angeles em 1986. Antes, havia viajado pela Europa e Ásia, além de ter morado no Reino Unido. “Vim como parte da minha jornada de volta ao Brasil e me apaixonei por este lugar”, lembra. “Fiquei muito surpresa com o quanto me senti livre morando aqui. Tinha toda a diversidade que experimentei em Londres, mas com o adicional de oportunidades para pessoas criativas, espaços amplos e um ótimo clima.”

A paixão pela cerâmica já existia desde o Brasil, mas ao fincar raízes em Los Angeles, um dos primeiros trabalhos de Zebi foi como assistente de uma ceramista irlandesa em Venice, quando constatou que era possível viver de arte como um negócio bem-sucedido.

Depois de dois anos sendo mentorada, ela resolveu montar seu próprio estúdio, o Zebi Designs. Além da cerâmica funcional, a artista expandiu sua atuação para pintura acrílica e mídia digital. Já são mais de 30 mil peças criadas ao longo da carreira. Os preços podem variar desde reproduções a $25 até pinturas de $7 mil, mas na média giram em torno de $100, $200. “São peças únicas em sua maioria, não tem uma exatamente igual à outra”, ressalta. Sandra Zebi participa de feiras e realiza bazares ao longo do ano. Mas seus trabalhos também podem ser adquiridos diretamente em seu ateliê em Marina del Rey ou através do site zebidesigns.com.

Entre a clientela fiel, há muitos colecionadores, que compram vasos para decorar a casa e valorizar espaços, como a cozinha e o banheiro. “É uma arte com funcionalidade, utilitária, mas é arte”, explica a paulistana. Ela também faz trabalhos por encomenda, seja de murais a personalização de móveis, em qualquer meio ou material.

“Os americanos adoram, principalmente as peças mais étnicas”, diz Sandra Zebi, “eles são fascinados pelo Brasil”. Alguns personagens que ela criou são particularmente populares, como a baiana, a sereia negra, a city girl, a butterfly girl, o músico, e outros. “Sucesso para mim é poder criar arte que as pessoas apreciem e queiram ter em casa. É a liberdade de ser criativa e trabalhar com o que mais amo”, define a artista plástica.


ANOTE NA AGENDA

Los Angeles

FUNKCALI – WS DA IGREJINHA + BAILE FUNK

No sábado (06), às 21h, o Sofitel Hotel em Beverly Hills (8555 Beverly Boulevard, Los Angeles, CA 90048) recebe o FunkCali, evento que traz os melhores ritmos da música brasileira, com a apresentação do DJ WS da Igrejinha e um baile funk de tirar o fôlego. O evento organizado por Roger Milan promete uma noite de muita animação com a presença dos DJs Kall, Heros e Melo. Ingressos antecipados no Eventbrite.

BRAZILIAN MUSIC GET-TOGETHER

O Consulado Geral do Brasil em Los Angeles convida para o seu segundo encontro de música brasileira. O evento será realizado na quinta-feira (11), das 19h às 21h, na sede do consulado em Beverly Hills (8484 Wilshire Boulevard, CA 90211). Os artistas locais Wesley Amorim, Angelo Metz e Alfredo Cáceres se apresentam ao vivo. O evento é gratuito, porém as vagas são limitadas e os interessados devem confirmar a presença no Eventbrite.

LULU SANTOS

Prepare-se para dançar e cantar com os clássicos de Lulu, como “Tempos Modernos”, “O Último Romântico”, “Tudo Azul”, “Toda Forma de Amor”, “Um Certo Alguém”, “Assim Caminha a Humanidade”, “Aviso aos Navegantes”, “De Repente Califórnia” e muito mais. O show acontece 27 de maio às 20h no El Rey Theatre. Ingressos no site braziliannites.com.

San Francisco

SEMENTINHAS BRASILEIRAS: “VAMOS FALAR PORTUGUÊS?”

Com o objetivo de promover a cultura brasileira e reforçar o uso da língua portuguesa entre as crianças, o evento contará com leitura de histórias, música, arte, brincadeiras e atividades lúdicas. A primeira edição terá como tema “Vamos falar Português?” e acontecerá no domingo, 7 de maio, às 10h, em Mountain View (91425 Springer Road, Mountain View, CA 94040). O ingresso custa $10 e pode ser adquirido antecipadamente no Eventbrite.

BAILE FUNK FEAT. SANGO

No dia 28 de maio, a partir das 21h, a Love + Propaganda em San Francisco (85 Campton Place, San Francisco, CA 94108) abre as portas para uma uma produção da Just Entertainment, 1015 e DJ Dias. Além de Sango, o evento conta com a participação da DJ/Produtora Kitty Ca$h e do DJ/Produtor brasileiro Double B. Os ingressos a partir de $25 estão disponíveis no Eventbrite. Além disso, o Klub Room contará com a presença de talentos emergentes do Brasil, incluindo Jhenni Torres, Migate, Dedo, Tirox e Yan, tocando o melhor do electro-funk e tech-house brasileiro.

LULU SANTOS

O cantor se apresenta no UC Theater, em Berkeley, no dia 28 deste mês. Mais informações e ingressos no site braziliannites.com.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo