Histórico

Conmebol vai convidar outra seleção para disputar a Copa América

Japão desistiu da competição por causa do terremoto. Favorita à vaga é a Costa Rica

Convidada para participar da Copa América de 2011 na Argentina, a Seleção japonesa de futebol abriu mão da competição por uma justa causa: o objetivo do país, no momento, como explicou o presidente da Associação local, Junji Ogura, é salvar vidas e reconstruir as cidades atingidas pelo terremoto e tsunami de março. Com isso, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), já teria feito o convite informal ao time da Costa Rica e, segundo o presidente da entidade, Nicolás Leoz, jamais cogitou-se a possibilidade de inclusão da Espanha, atual campeã mundial, no torneio. A Copa América será disputada em julho e o Brasil está no Grupo B, ao lado de Paraguai, Equador e Venezuela.

Lamentamos esta desistência porque graças à nossa aproximação esportiva com a América do Sul avançamos muito no nosso futebol, justificou Ogura, lembrando que o Japão já havia participado da Copa América de 1999, realizada no Paraguai. Este ano, o país oriental integraria o grupo que conta com Argentina, Bolívia e Colômbia.  

Os dirigentes da Conmebol ressaltaram que receberam propostas do Canadá, Estados Unidos e Austrália, mas que a escolha pela Costa Rica seria o caminho natural. No entanto, a decisão só será anunciada após a reunião dos membros da Federação, ainda em abril. Já o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Ángel María Villar, praticamente se convidou para participar da Copa América, apesar de já ter recusado a inclusão da Fúria em outras oportunidades. No entanto, na Conmebol, a sensação é que tudo não passou de jogada de marketing.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo