Comunidade

Consulado-Geral do Brasil em Miami oferece serviço de ‘Achados e Perdidos’

Documentos perdidos de brasileiros localizados em Miami ou outra cidade da Flórida ficam à disposição dos titulares por um período de, pelo menos, sessenta (60) dias

Consulado-Geral do Brasil em Miami guarda documentos perdidos por até 60 dias. Foto: Correios

O Consulado-Geral em Miami informa a comunidade brasileira na região sobre seu serviço de “Achados e Perdidos”, para onde são encaminhados documentos e pertences, furtados ou extraviados, que eventualmente venham a ser encontrados. “O Consulado recebe, ocasionalmente, por meio das autoridades locais, documentos perdidos de brasileiros (passaporte, RG, CNH, carteira de trabalho etc.). Esses documentos ficam à disposição dos titulares por um período de, pelo menos, sessenta (60) dias. O Consulado sempre tenta entrar em contato com o titular dos documentos, o que, muitas vezes, não é possível”, divulgou em comunicado.

Caso tenha sido vítima de furto ou simples extravio de pertences e/ou documentos em Miami ou em outras cidades na Flórida, encaminhe mensagem para assistencia.miami@itamaraty.gov.br, contendo as seguintes informações: Nome do titular do documento ou pertence; tipo de documento ou descrição do objeto; número de contato telefônico; breve descrição das circunstâncias do furto ou extravio.

O interessado somente será contatado se o documento ou pertence estiver em poder do Consulado-Geral. Caso contrário, as informações serão registradas em banco de dados eletrônico para eventual contato futuro, caso o documento ou pertence seja localizado.

Cartões de débito/crédito e talões de cheque entregues no Consulado-Geral, e que estejam desacompanhados de outro documento, serão destruídos no prazo de 3 (três) meses. Os demais documentos entregues ou esquecidos no Consulado-Geral, e não reclamados no prazo de 3 (três) meses, serão encaminhados à agência centralizadora da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Brasil, onde ficam à disposição do cidadão por mais 60 (sessenta) dias. Findo esse prazo, os documentos são enviados pelos Correios aos respectivos órgãos emissores, nos estados em que foram emitidos, e deverão ser solicitados por eventuais interessados diretamente nessas unidades.

Todos os documentos recebidos pelos Correios são devidamente cadastrados e relacionados, de maneira que o interessado possa verificar seu recebimento pelos Correios por meio do link: http://www2.correios.com.br/servicos/achados_perdidos/default.cfm.

Artigos pessoais de cidadãos nacionais restituídos por autoridades locais ou esquecidos no Consulado-Geral serão armazenados pelo período de três meses. Caso não reclamados até o final desse período, os objetos serão doados a instituições locais que prestem ajuda humanitária à população.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo