Comunidade

Consultoria educacional em pauta no Consulado em Miami

Palestra orienta famílias brasileiras por melhores resultados no ingresso nas universidades nos EUA

Estudantes aprendem como aplicar para universidades nos EUA. Foto: Kampus Production

Por falta de conhecimento ou mesmo do idioma, muitas famílias brasileiras têm perdido oportunidades preciosas de admissão e bolsas de estudo para seus filhos em renomadas universidades americanas. De fato, o sistema de educação dos Estados Unidos é complexo, principalmente para quem vem de uma realidade onde apenas a nota do Enem ou do vestibular é suficiente para o ingresso no ensino superior. Mais do que a avaliação em uma prova, o abrangente processo por aqui envolve toda a vida escolar do estudante, principalmente as atividades extraclasse.

Ciente da carência dessas informações na comunidade, o Consulado-Geral do Brasil em Miami vai promover uma palestra, no dia 13 de junho, com especialistas da Impacto Acadêmico, uma consultoria educacional cujo foco é a orientação para obter os melhores resultados possíveis nesta fase fundamental para o futuro dos jovens.

Engana-se quem pensa que esta preparação deve ser feita apenas às vésperas de aplicar para a instituição pretendida: trata-se de um movimento que exige decisões desde o primeiro ano da high school, na seleção de matérias desafiadoras, em vez das classes regulares. E precisa continuar ao longo dos quatro anos, com a participação em projetos relevantes e engajamento em experiências expressivas, inclusive em esportes e nos clubes específicos. “As universidades estão recrutando, cada vez mais, candidatos interessantes, protagonistas, intelectualmente curiosos e com consciência social”, afirma a paulistana Daniela Campos, uma das criadoras da Impacto Acadêmico, com sede em Orlando. Ela acrescenta que, como viemos de uma cultura bem diferente, esses aspectos muitas vezes são deixados de lado pelos brasileiros.

Na palestra no Consulado, o objetivo será alertar os pais sobre a necessidade de um comprometimento maior nesta dinâmica. E por uma simples razão: as escolas oferecem este importante trabalho, mas o número de orientadores educacionais não é suficiente para atender o grande contingente de alunos – segundo a American School Counselor Association, a média atual no país é de um profissional para 408 estudantes, o que torna quase impossível até mesmo agendar uma simples reunião. Ou seja, algo preocupante, especialmente se levarmos em conta que as datas e os requisitos para acesso variam muito entre as universidades.

“É injusto cobrar dos adolescentes maturidade para enfrentar esta etapa sozinhos.  Eles precisam de acompanhamento e diretrizes constantes nos quatro anos de high school para alcançar a universidade dos sonhos”, ressalta a psicóloga Patrícia Teixeira, sócia da Impacto. Ela destaca que a empresa desenvolve um trabalho integrado com base na individualidade de cada estudante. Isso significa apoio na escolha da instituição mais adequada de acordo com o potencial do candidato e a capacidade financeira da família, assessoramento de ideias para a elaboração de dissertações, preparação para as entrevistas e, é claro, suporte no preenchimento dos formulários associados à aplicação.

Todos esses assuntos serão abordados na palestra gratuita do dia 13 de junho, cujo título é “Desafios e Oportunidades do Sistema Americano de Educação”. Para garantir a vaga no evento, marcado para 10 da manhã (horário da costa leste dos EUA), basta fazer a inscrição através do link: https://forms.gle/eQ1HghvZrcBL26M58.

“A vinda de todos nós, imigrantes, para os EUA está muito relacionada a dar melhores perspectivas para os nossos filhos, e a educação representa o pilar fundamental para o sucesso. Mas para aproveitarmos todas as possibilidades do sistema na América, é preciso conhecer seus detalhes. Por isso, esta oportunidade oferecida pelo Consulado é imperdível”, finalizou Carlos Wesley, associado da Impacto Acadêmico no Sul da Flórida.

Desafios e Oportunidades do Sistema Americano de Educação 
13 de junho (terça-feira), às 10am
Consulado-Geral do Brasil em Miami
3150 SW 38th Avenue – Miami, FL – 33146
Inscrições gratuitas através do link: https://forms.gle/eQ1HghvZrcBL26M58
Mais informações: impactoacademico.com /@impactoacademico
Contato: (305) 936-1891

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo