Histórico

Consumo aumenta nos EUA e anima mercado

Mesmo com a alta das vendas, Fed planeja novas medidas de estímulo à economia

A boa notícia nos Estados Unidos veio esta semana do setor varejista. As vendas do comércio superaram a marca de 367 bilhões de dólares em setembro, índice 0,6% superior ao resultado no mês anterior e 7,3% acima do número registrado em setembro do ano passado. Economistas do setor financeiro estimavam uma variação de 0,4% para o resultado mensal e se animaram com o resultado.

Com isso, no terceiro trimestre, as vendas totais do setor varejista cresceram 5,7% na comparação com o mesmo período de 2009. Já no acumulado de nove meses, as vendas totais atingiram mais de três trilhões de dólares, o que representa um incremento de 6,3% sobre o acumulado de janeiro a setembro de 2009.

Mesmo assim, o Federal Reserve, o banco central americano estuda a possibilidade de adotar novas medidas de estímulo à economia, especialmente por causa do alto nível de desemprego e do ritmo lento de recuperação do país. A ideia faz parte da ata relativa à reunião do 21 de setembro, quando os diretores do Fed decidiram manter as taxas básicas de juros dos EUA em nível próximo de zero.

O quadro econômico descrito na ata indica um país se recuperando lentamente da pior crise em 70 anos. Segundo os integrantes do BC americano, o ritmo de expansão desacelerou nos últimos meses, enquanto os níveis de inflação permanecem baixos. O ritmo de contratação de mão-de-obra melhorou de forma vagarosa, e o volume de gastos do consumidor melhora de maneira moderada. No setor imobiliário, o nível de atividade permanece fraco, assim como o segmento de construção civil.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo