Histórico

Contrariado, Ciro abandona corrida presidencial

PSB anuncia retirada de candidatura própria em apoio a Dilma, mas deputado cearense elogia Serra

A cúpula do PSB não precisou mais do que meia hora para sepultar de vez a pré-candidatura de Ciro Gomes à presidência da República. Em reunião rápida, a Executiva do partido decidiu abandonar o projeto próprio para apoiar a candidata do PT, Dilma Roussef, já que o deputado federal pelo Ceará tinha apenas 8% das intenções de voto, segundo as últimas pesquisas. “É dever das forças populares contribuir para a continuidade desse projeto”, explicou o presidente do partido, Eduardo Campos, que é governador de Pernambuco.

Decepcionado, Ciro qualificou de erro tático a postura do PSB, mas garantiu que vai apoiar a decisão da Executiva. No entanto, ao mesmo tempo, rasgou elogios ao principal candidato de oposição, José Serra, do PSDB. “Ele é mais preparado, mais legítimo, mais capaz do que Dilma”, afirmou Ciro, causando mal-estar entre os partidos que compõem a base aliada. A candidata de Lula, inclusive, manifestou seu desejo de que o deputado “volte a apoiar o PT”.

Especialistas em marketing eleitoral acreditam que a saída de Ciro do páreo vai beneficiar a candidatura de Serra. Nas simulações das pesquisas, 57% dos eleitores do cearense votariam em Serra num eventual segundo turno entre o ex-governador e Dilma. No entanto, os analistas são unânimes em dizer que o quadro ainda é incerto e o repasse dos votos só deve acontecer com o apoio formal de Ciro ao PSDB, o que não deve se concretizar.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo