Histórico

Corinthians promete estádio para abertura da Copa 2014

Dirigentes do Timão garantem ampliação da capacidade do ‘Fielzão’ para 65 mil pessoas

Para a CBF e para o estado de São Paulo, o martelo já foi batido: A abertura da Copa do Mundo de Futebol de 2014 será no estádio que o Corinthians vai construir em Itaquera, bairro da zona leste paulistana. O problema a ser resolvido é que o projeto inicial da arena, que receberá o nome de ‘Fielzão’ em homenagem à torcida do Timão, prevê a capacidade para apenas 48 mil pessoas e a Fifa exige que o primeiro jogo do Mundial seja realizado em um local para 65 mil espectadores.

O dilema parece não ser a questão mais importante para os dirigentes corintianos. Na verdade eles estão mais preocupados em lançar a pedra fundamental do estádio o mais rápido possível, antes que o presidente Lula deixe o cargo, em 1º de janeiro de 2011. A ideia é transformar o evento em uma grande festa, já que o chefe da Nação é torcedor declarado do clube.

Em termos técnicos, a ampliação da arena não seria problema, segundo o arquiteto Aníbal Coutinho, responsável pelo projeto. A adequação já será encaminhada à Fifa nesta semana, para aprovação. O custo deste capricho é alto, em torno de 250 milhões de reais a mais do que previsto na proposta original de 350 milhões de reais. Ninguém ainda disse de onde virá este dinheiro.

“Após o projeto aprovado virão as garantias financeiras, como aconteceu com todos os outros estádios que foram aprovados”, disse o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que também coordena os trabalhos do comitê da Copa. O Corinthians e a construtora Odebrecht, parceira do clube na obra, garantem que conseguem um financiamento de 400 milhões de reais com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, mas e resto da verba?

“O Governo de São Paulo não pode colocar dinheiro em uma obra privada, mesmo se quisesse”, esquivou-se o governador Alberto Goldman. Nem tão pouco a Fifa vai assumir essa conta, como garantiu o secretário-geral da entidade, Jerome Valcke. A construção do estádio tem previsão de começar em março de 2011 para ser finalizada no final de 2013.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo