Histórico

Corpo de Nelson Mandela será enterrado neste domingo

Funeral durou onze dias, dezenas de líderes se encontraram em Pretória para prestar homenagens ao líder sul-africano

Da Redação com EFE e Reuters – Dezenas de líderes mundiais foram até a África prestar as últimas homenagens aos líder sul-africano Nelson Mandela, morto no dia 5 de dezembro, aos 95 anos. O enterro está previsto para o domingo, 15 de dezembro, na aldeia de Qunu, no leste da África do Sul, onde o ex-presidente passou sua infância e pediu para ser enterrado.

Durante toda a semana, milhares de sul-africanos fizeram fila para ver o líder pela última vez. Uma capela foi montada no Union Buildings de Pretória, a sede do governo da África do Sul, onde milhares de cidadãos prestaram homenagens ao ex-presidente.

A cerimônia com a presença dos líderes mundiais aconteceu na terça-feira (9) no FNB Stadium (antigo Soccer City) de Soweto, em Johanesburgo. O Brasil foi representado pela presidente Dilma Roussef e quatro ex-presidentes, Luis Inácio Lula da Silva, Fernando Collor de Melo, José Sarney e Fernando Henrique Cardoso.

Madiba, como era carinhosamente conhecido em seu país, morreu em sua residência de Johanesburgo, após lutar contra problemas respiratórios.

Enterro

O enterro de Nelson Mandela no domingo será uma cerimônia elaborada, que combinará os procedimentos de um funeral de Estado, com toda a pompa militar, e os tradicionais rituais do seu clã Xhosa. Os membros da tribo garantem que os rituais são importantes para assegurar uma transição tranquila do líder sul-africano para o mundo dos espíritos.

Cerca de 46 por cento da população da Africa do Sul praticam religiões africanas tradicionais, de acordo com um levantamento de 2010, feito pelo centro de pesquisa Pew, sediado em Washington, nos Estados Unidos.

A aldeia Qunu, onde ele será enterrado, é a terra dos seus ancestrais e está localizada a 700 quilômetros ao sul de Johanesburgo. “Como africanos, temos ritos de passagem, sejam eles no nascimento, no casamento ou no funeral. Mandela será enviado ao mundo espiritual para que seja acolhido pelos ancestrais. E também para que ele não fique bravo”, disse Nokuzola Mndende, especialista em religiões africanas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo