Estados Unidos Manchete

Corte radical de impostos é aprovado no Congresso e na Câmara

Redução de impostos deve chegar a $1,5 trilhão em dez anos, na maior revisão da política tributária desde 1986; esta é a primeira grande vitória de Trump no Congresso

Trump faz anúncio de sua vitória no Congresso com aprovação da reforma tributária
Trump faz anúncio de sua vitória no Congresso com aprovação da reforma tributária

O governo Trump teve sua primeira grande vitória no Congresso nesta quarta-feira (20). O Congresso e a Câmara dos Representantes aprovaram a reforma tributária que corta de maneira radical os impostos dos americanos mais ricos. Na Câmara, o projeto passou com 224 votos a favor e 201 contra. Já no Senado foram 51 votos (republicanos) a 48 votos (democratas).

O texto deve ser sancionado pelo líder republicano nos próximos dias. O corte de impostos deve chegar a $1,5 trilhão em dez anos, na maior revisão estrutural desde 1986.

A nova lei entra em vigor em 12 dias e os órgãos do governo terão de correr para adequar procedimentos às novas cobranças.

Os republicanos em algumas semanas passaram por cima da oposição dos democratas em um esforço para reduzir os impostos para as empresas e para os ricos, ao mesmo tempo em que ofereceram alívio tributário temporário e misto para trabalhadores e famílias.

A Câmara dos Deputados aprovou o pacote de impostos na terça-feira à tarde e o Senado aprovou o projeto de lei nas primeiras horas desta quarta-feira em uma votação por 51 a 48. A Casa, porém, teve que devolvê-lo à Câmara para uma votação final devido a um empecilho processual.

A legislação ampla e financiada pela dívida reduz o imposto de renda corporativo dos EUA para 21%, ante 35%, dá a outros empresários uma nova dedução de 20 por cento sobre a receita e também reestrutura como os EUA taxam as multinacionais de acordo com a forma como as maiores empresas do país têm recomendado há anos.

Os democratas criticaram a legislação dizendo ser um prêmio para os mais ricos e as empresas que ampliará a diferença de renda entre ricos e pobres e acrescentará $1,5 trilhão  à dívida nacional de $20 trilhões ao longo da próxima década.

Apesar das promessas da administração Trump de que a reforma tributária se concentrará na classe média e não reduzirá os impostos para os ricos, o Centro de Política Tributário, um instituto de pesquisa em Washington que não é ligado a partidos, estimou que as famílias de classe média vão ter um corte médio de impostos de $900 dólares no próximo ano com a reforma tributária, enquanto o 1% mais rico dos norte-americanos terá um corte médio de impostos de US$ 51 mil dólares.

Cinquenta e cinco por cento dos americanos são contrários à reforma

Enquanto os republicanos celebram a aprovação da reforma tributária, 55% dos americanos entrevistados pela CNN se opõem ao plano e 33% são favoráveis às medidas. Donald Trump, entretanto, afirma que “os resultados vão falar por eles mesmos”.

“É sempre muito divertido quando ganhamos. É realmente simples. Quando você pensa que não ouviu isso antes, eu repito: ‘we are making America great again”, enfatizo o presidente. (Com informações da CNN e da Reuters).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo