Negócios

Criadores do Instagram lançam aplicativo para leitura de notícias

Batizado de Artifact, o aplicativo funciona como um feed de notícias personalizado, a partir de recomendações feitas por inteligência artificial

Artifact faz curadoria de notícias. Foto: NiemanLab

Os criadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, acabam de lançar um aplicativo que usa inteligência artificial para entender os interesses do usuário e fazer leitura de notícias. Batizado de Artifact, o aplicativo funciona como um feed de notícias personalizado, a partir de recomendações feitas pela IA.

Segundo o site especializado TechCrunch, o Artifact pode ser entendido como “uma espécie de TikTok para textos”. Ele agrega artigos de várias fontes e os apresenta como texto. Ele opera de maneira semelhante ao Instagram Reels, mas usando texto em vez de vídeo. Atualmente, em versão beta privada, o aplicativo está aceitando solicitações de usuários (você pode se inscrever com um número de telefone) que desejam participar da fase de testes antes que o aplicativo seja tornado público. O Artifact também oferece outros recursos, como um feed de postagens de notícias e comentários das pessoas que você segue, bem como um recurso de mensagens privadas para discutir os acontecimentos atuais com os amigos. O aplicativo é projetado também remover publicações que disseminam desinformação.

A dupla vendeu o Instagram para o Facebook por quase US $ 1 bilhão em 2012, após lançá-lo em 2010. Desde que deixaram a Meta (na época ainda Facebook), em 2018, os dois criaram uma startup “para explorar ideias para aplicativos sociais de última geração”. Esse é o primeiro lançamento da companhia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo