Histórico

Crise une Obama e McCain

Presidenciáveis farão comunicado conjunto sobre pacote do governo

John McCain e Barack Obama, respectivamente os candidatos republicano e democrata na corrida presidencial, estão trabalhando juntos em um comunicado sobre a crise financeira. Os dois rivais pretendem suspender a campanha para participar, em Washington, dos debates sobre o plano de socorro de 700 bilhões de dólares da administração federal, no Congresso. “Às 8h30 desta manhã, o senador Obama perguntou ao senador McCain se ele concordaria em emitir um comunicado conjunto ressaltando os princípios compartilhados pelo dois e as condições para a proposta do Tesouro”, declarou Bill Burton, o porta-voz de Obama, acrescentando que as duas campanhas já trabalham nos detalhes do texto.
Por isso, McCain pediu o adiamento de um debate marcado para a noite de sexta com Obama, argumentando que está direcionando a campanha para se posicionar em relação à crise. O republicano disse que não acredita que o pacote proposto pelo presidente George W. Bush será aprovado pelo Congresso americano em sua forma atual. “É hora dos dois partidos se unirem para resolver esse problema”, declarou McCain. A idéia de McCain quanto ao adiamento, não agrada Obama. “Mais do que nunca, os americanos precisam ouvir o que o futuro presidente da América tem a dizer”, disse o senador democrata.
A Casa Branca declarou que o apoio bipartidário de McCain e Obama será útil para alcançar um acordo sobre o plano de socorro financeiro. “A crise no mercado financeiro é um grande problema que exige uma grande solução e resolver isto de uma forma bipartidária vai ajudar a evitar que os danos econômicos se espalhem de Wall Street para todos os americanos”, disse a porta-voz da presidência, Dana Perino. A administração Bush pressiona o Congresso para aprovar o plano de resgate, alegando que o pacote é necessário para evitar sérias conseqüências para a economia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo