Sul da Flórida terá extensa programação para celebrar o Mês da História Negra

De 1º fevereiro a 1º de março comemora-se a contribuição da cultura negra na sociedade americana

0
610
A data foi criada em 1964 para comemorar a aprovação do  Civil Right Acts no país (Foto: Divulgação)
A data foi criada em 1964 para comemorar a aprovação do  Civil Right Acts no país (Foto: Divulgação)

A data foi criada em 1964 para comemorar a aprovação do  Civil Right Acts no país. A legislação resultou da luta por justiça social que ocorreu durante os anos 1950 e 1960 para que os negros americanos ganhassem direitos iguais perante a lei. No sul da Flórida, um extenso calendário de atividades culturais irá marcar as contribuições para a sociedade americana. 

Por causa da pandemia, todos as atividades seguirão as diretrizes do Centers for Disease Control (CDC). Aqui está uma amostra da programação de eventos:

Virtual

África Ontem, Hoje e Amanhã: Até o dia 28 de fevereiro a exposição trará obras de artistas africanos nascidos no continente e os que vivem na diáspora. Todas as obras são extraídas da coleção William Karg de Arte Africana. A exibição acontece no endereço: Opa-locka Community Development Corp. 490 Opa Locka Blvd., Ste. 20, Opa-locka. As peças também podem ser apreciadas pelo site: www.artinopalocka.org. Mais informações pelo telefone (305) 967-4233.

Mês da História Negra nas Bibliotecas Públicas de Miami-Dade: A programação para crianças e adultos inclui confecção de máscaras africanas para pré-adolescentes; ouvir histórias sobre o trompetista Louis Armstrong e outros artistas que viveram em 1920 em New York além do  poeta David Mills. Os eventos online serão realizados no Zoom. O registro é obrigatório. Mais informações acesse: www.mdpls.org

Mês da História negra no museu infantil de Miami: Crie arte inspirada no Renascimento do Harlem, experimente a ciência espacial como Aprille Ericsson-Jackson, faça uma atividade sensorial inspirada em George Washington Carver. Para participar acesse www.miamichildrensmuseum.org ou ligue 305-373-5437.

Presenciais 

♣ FEV. 6

Isabel Tucen’s Soul by Soul: Um show individual baseado na vida de Harriet Tubman que guiou 300 escravos à liberdade em 19 viagens angustiantes. As 6 p.m. no Sandrell Rivers Theatre, 6103 NW Seventh 

Ave., Miami. $1. Informações pelo telefone 305-284-8872. Streaming virtual: https://facebook.com/ftfshows.

♣ FEV. 13

Sacred Fire: Uma viagem musical da música afro-britânica à afro-brasileira narrada com prosa poética e acompanhada com elementos do balé e das artes visuais. Às 7pm do dia 13 de fevereiro, Sandrell Rivers Theatre, 6103 NW Seventh Ave., Miami. $ 10 pessoalmente; grátis online. https://tickets.ftfshows.com ou 305-284-8872.

♣ FEV. 16

Sacred Burial Ground Biennial Conversation: Discussão virtual gratuita, patrocinada pela Broward County African American Research Library and Cultural Center sobre a importância dos cemitérios do sul da Flórida. Aprenda como você pode participar restaurando, documentando e dando voz a histórias do passado. Das 4:30 p.m. às 6 p.m. Mais informações acesse libnet.info/event/4822106.

♣ FEV. 19

Lift Every Voice–Black Women Speak: Uma leitura de 14 monólogos que desencadeiam os pensamentos e experiências de dramaturgas negras de todo o país. Sandrell Rivers Theatre, 6103 NW Seventh Ave., Miami. $10. Tckets à venda em https://tickets.ftfshows.com ou ligue (305) 284-8872.

New Orleans Jazz: Comemorando mais de 40 anos desde sua fundação em 1977, a Dirty Dozen Brass Band de New Orleans vai se apresentar 

No Keba & The Usual Suspects, Live on the Plaza, na sexta-feira, 19 de fevereiro, a partir das 7:30 p.m. Ingressos: $ 15 por pessoa

♣ FEV. 25

A Night with Delou Africa Dance Ensemble: Performance virtual gratuita de artistas que executam técnicas de dança e bateria da África Ocidental, bem como estilos musicais caribenhos da Diáspora Africana. Às 7 p.m. no Museu History Miami.