Ciência e Tecnologia

Da Flórida, NASA lança oitava missão tripulada para estação internacional

Esta emocionante jornada leva três norte-americanos e um russo em direção à Estação Espacial Internacional (EEI), dedicada à realização de experimentos no ambiente de gravidade zero

Lançamento da NASA a partir do Centro Espacial Kennedy. Foto: NASA

No domingo (3), a Nasa em parceria com a Space X realizou o lançamento de uma missão espacial tripulada a partir do Centro Espacial Kennedy, localizado no estado da Flórida. Esta emocionante jornada leva três norte-americanos e um russo em direção à Estação Espacial Internacional (EEI), onde devem chegar na terça-feira (5) para uma estadia até agosto, dedicada à realização de experimentos no ambiente de gravidade zero.

A oitava missão comercial tripulada da NASA enfrentou desafios com dois adiamentos devido a ventos fortes na região. No entanto, o lançamento ocorreu conforme programado às 10:53 pm, com a decolagem da nave espacial Dragon, apelidada de Endeavour, impulsionada pelo foguete Falcon 9. A bordo desta missão estão os astronautas da NASA Matthew Dominick, Michael Barratt e Jeanette Epps, juntamente com o cosmonauta russo Alexander Grebenkin, representando a agência espacial Roscosmos.

Estas missões comerciais, iniciadas em 2020, têm sido cruciais para os Estados Unidos, permitindo que o país retome o envio de astronautas a partir do solo norte-americano, após o término do programa de vaivéns espaciais em 2011. Este lançamento marca mais um passo significativo na exploração espacial internacional e na colaboração entre nações.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo