Histórico

Debate entre Obama e McCain será visto por mais de 60 milhões de pessoas

Segundo analistas, esta será a última chance do republicano reverter a vantagem do democrata, que agora está em 14 pontos, segundo a CBS

Os candidatos à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama e John McCain, devem protagonizar na noite desta quarta-feira o mais acirrado debate destas eleições. Afinal, os últimos dias de campanha foram marcados por acusações duras de lado a lado e, especialmente, porque o republicano deverá jogar sua última cartada para reverter o momento favorável do democrata, que está com 14 pontos percentuais de vantagem nas pesquisas de opinião divulgadas pela emissora CBS. O encontro será na Universidade Hofstra em Hampstead, em New York, a partir das 21h (Eastern time), com transmissão ao vivo e tradução simultânea pela Globo Internacional.
O debate de 90 minutos será a última chance de os dois candidatos atingirem uma audiência calculada em 60 milhões de pessoas ou mais. Obama e McCain se sentarão em uma mesa e responderão às perguntas do moderador, ao contrário do debate realizado há uma semana em Nashville, no qual as perguntas partiram do público. O formato daquele debate, descrito na imprensa americana como maçante, foi muito criticado.
“Não tenho certeza se o debate será do tipo ou vai ou racha para McCain. Mas esse evento precisa ser o início de qualquer argumento final que o candidato pretenda fazer nesta disputa”, admitiu Fergus Cullen, presidente do Partido Republicano em New Hampshire. A crise econômica atual foi apontada como a principal causa da vantagem obtida por Obama nas últimas semanas. As pesquisas mostram que os eleitores preferem o democrata quando se trata de comandar o país numa fase de recessão.
O democrata também ampliou sua liderança em estados-chave da eleição de 2008, segundo publicada no Wall Street Journal. Além de tudo, ele foi considerado o vencedor dos dois primeiros debates, segundo enquetes realizadas após os encontros.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo