Histórico

Declarações de Trump causam redemoinho entre Republicanos

DA REDAÇÃO (com Exame) – De canais de TV, como Univisión e NBC, a artistas, como Shakira ou América Ferrera, o magnata americano Donald Trump enfrenta uma onda de protestos por causa das suas declarações ofensivas contra mexicanos e causa preocupação no Partido Republicano, ávido pelo voto dos latinos.

A polêmica desencadeada por Trump “cria um redemoinho interno” no partido Republicado, explicou Susan McManus, professora de ciência política na Universidade do Sul da Flórida.

Ao entrar na corrida presidencial pelo partido, no mês passado, o bilionário chamou os mexicanos que ingressam de forma ilegal nos Estados Unidos de narcotraficantes, criminosos e estupradores.

“Quando o México manda sua gente (aos Estados Unidos) não manda os melhores”, afirmou o excêntrico magnata de 69 anos. “Estão trazendo drogas, crimes e estupradores”, disparou, gerando indignação geral. A solução para o magnata é construir um muro e forçar o México a financiá-lo.

No México, essas declarações foram chamadas de “absurdas e prejudiciais”. A Univision, rede hispânica líder entre os latinos, uma das mais assistidas nos Estados Unidos, também rompeu relações comerciais, inclusive no que diz respeito ao concurso Miss Universo, organizado pela Trump Organization. Ele também teve o contrato cancelado pela NBC. A linha de roupas do bilionário também foi retirada das lojas de departamento Macy’s.

Entretanto, Trump não parece estar muito afetado pelas críticas e permanece em segundo lugar nas pesquisas para as primárias republicanas, atrás de Jeb Bush, que é casado com uma mexicana. Por isso é bem provável que o magnata ganhe mais uma plataforma para outras declarações polêmicas, através dos debates televisionados de agosto.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo