Estados Unidos Manchete

Democratas abrem processo para impeachment de Donald Trump

Presidente é acusado de tentar recrutar poder estrangeiro para interferir a seu favor na eleição de 2020; Trump trata acusação como ‘caça às bruxas’

Nancy Pelosi D-CA), Speaker of The House (Foto: Kevin-Lamarque/Reuters)

Os ânimos estão exaltados em Washington D.C. depois que a presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, anunciou a abertura de processo de impeachment contra o presidente Donald Trump nesta terça-feira (24).

O principal argumento de Pelosi é que o presidente teria pedido para o presidente da Ucrânia ajudar seu advogado a investigar o filho de Joe Biden, principal pré-candidato Democrata e seu possível adversário em eleição presidencial de 2020.

O anúncio marca o passo mais direto da Câmara, composta na maioria por Democratas, na direção do impedimento do presidente de continuar governando.

“Hoje estou anunciando que a Câmara dos Deputados está abrindo um processo de impeachment contra o presidente. O presidente precisa ser responsabilizado. Ninguém está acima da lei”, disse Nancy Pelosi.

A acusação alega que, em 25 de julho, Trump teria pedido ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que colaborasse com seu advogado pessoal, Rudolph Giuliani, em uma investigação sobre Hunter Biden – filho do ex-vice-presidente Joe Biden – que integrou o conselho de uma empresa de gás ucraniana.

Segundo um agente de segurança do governo americano que revelou o conteúdo da conversa, Trump disse oito vezes a Zelensky que ele deveria colaborar com essa investigação. Em entrevista à CNN, Giuliani admitiu que houve pressão à Ucrânia. “Claro que fiz isso”, afirmou. E, em seguida, comentou no Twitter que Trump agiu corretamente no telefonema.

A ligação ocorreu no momento em que a Ucrânia aguardava a aprovação de um pacote de ajuda militar dos EUA no valor de $250 milhões. A verba foi ratificada no mês seguinte pelo Congresso, mas suspensa logo depois pela Casa Branca, conforme informa a colunista Sandra Cohen.

Joe Biden é o principal pré-candidato democrata às eleições presidenciais de 2020 e lidera as pesquisas de opinião, sendo considerado a principal ameaça a uma reeleição de Donald Trump.

Segundo a rede CNN, o filho de Joe Biden, Hunter Biden, trabalhou na empresa ucraniana Burisma Holdings –que, de fato, esteve sob investigação. Não houve, entretanto, nenhuma revelação de que o filho do pré-candidato democrata tivesse participado do esquema de corrupção que levou à queda de um procurador da Ucrânia em 2016.

Trump contra-ataca

Após o anúncio, Trump usou o Twitter para se manifestar contra o que chamou de nova “caça às bruxas”, mesmo termo que usava na época da investigação sobre a Rússia do procurador especial Robert Mueller.

“Em um dia tão importante nas Nações Unidas, tanto trabalho e tanto sucesso, e os democratas propositalmente tinham de arruinar e degradar com mais notícias do lixo da caça às bruxas. Péssimo para nosso país!”, escreveu. (Com informações da CNN e G1)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo