Histórico

Deputados pressionam Obama por reforma

Mais de 100 parlamentares assinaram documento pedindo mudanças imediatas na lei de imigração

Os indocumentados podem reativar suas esperanças de mudanças na lei de imigração, pois a reforma pode vir antes do previsto. Pelo menos é o que esperam os 111 deputados democratas que enviaram um documento para o presidente Barack Obama, lembrando do seu compromisso com os cerca de 12 milhões de imigrantes no país. Liderados pelo deputado Luis Gutierrez, os parlamentares esperam uma definição sobre o assunto até março de 2010.

“Para isso, temos que começar a debater a questão imediatamente. O tempo está se esgotando”, ressaltou Gutierrez. O documento recebeu o nome de “Compromisso para consertar o nosso sistema de imigração falido” (“Commitment to fix our broken immigration system”) e carrega ainda o apoio de diversos grupos de apoio aos imigrantes. Na verdade, esta não foi a primeira carta enviada a Obama com o mesmo conteúdo: em abril de 2009, os ativistas da Coalizão para os Direitos dos Imigrantes, de Los Angeles, mandaram um abaixo-assinado para a Casa Branca. Agora, porém, o peso dos 111 parlamentares pode fazer diferença.

Os defensores de uma reforma ampla e abrangente acreditam que há um espaço na agenda do Congresso para a aprovação de uma eventual reforma no próximo ano, antes das eleições de 2010. Por isso, várias iniciativas orquestradas têm lembrado da importância de mudanças na lei, com o objetivo de incluir o tema na tumultuada agenda do Capitólio. “O prazo para a reforma ainda é incerto, mas está claro que com as eleições em novembro o tempo se transforma em um inimigo”, disse o parlamentar Joseph Crowley, democrata de New York.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo