Desbloquear celular agora é ilegal

0
453

Você provavelmente tem um telefone celular comprado de uma operadora, como AT&T, Verizon ou Sprint, e este telefone apenas funciona no celular daquela operadora e em sua rede de dados a menos que você o “desbloqueie”.

Este é um processo de software que permite ao telefone funcionar em outras operadoras se você colocar um novo cartão SIM ou quiser levar o telefone para outra operadora para usar seus serviços.

Mas se você fez isto antes ou estava pensando em fazer, fique sabendo que a partir de agora é ilegal desbloquear um telefone ou tablet subsidiado comprado através de uma operadora americana.

O Escritório de Direitos Autorais e a Biblioteca do Congresso dos EUA não estão mais permitindo desbloqueio de telefone como uma isenção sob o Ato de Direito Autoral Digital do Milênio (DMCA).

É claro que as operadoras preferem a nova regra porque amarra seu telefone à rede delas. As operadoras americanas de celular vendem telefones a preços subsidiados ou com desconto na assinatura do contrato. Você paga a rede pelo serviço mensalmente e eles dão um telefone por um preço mais barato do que vale.

Quando isto era legal, as pessoas podiam desbloquear seus telefones para revendê-los quando queriam trocá-lo por um modelo mais atual ou para usá-lo com uma operadora estrangeira e se beneficiar com as taxas locais quando viajavam para o exterior.

Se seu telefone já foi desbloqueado, você não sofrerá sanções legais. Mas isto poderá acontecer se você desbloquear seu telefone a partir de agora, porque a atividade se tornou ilegal.