Histórico

Diana Nyad nada de Cuba até EUA

A nadadora de 64 anos foi a primeira pessoa a conseguir este feito sem usar grades de proteção

Parecendo confusa e queimada de sol, a perseverante nadadora americana Diana Nyad chegou à praia de Key West na tarde desta segunda-feira (2) e se tornou a primeira pessoa a nadar de Cuba até a Flórida sem a ajuda de uma gaiola para se proteger dos tubarões.

A nadadora de 64 anos nadou cerca de 53 horas depois de ter começado sua jornada em Havana no sábado (31). À medida que ela se aproximava, espectadores entraram na água até a cintura e a cercaram, tirando fotos e saudando-a como heroína.

“Tenho três mensagens. Primeira, nós nunca devemos desistir.Segunda, você nunca é muito velho para perseguir seus sonhos. Terceira, parece um esporte solitário, mas é um esforço de equipe”, ela disse em sua chegada à praia.

“Tenho de confessar que estou um pouco passada agora”, admitiu Nyad. Ela mostrou seus lábios inchados, e simplesmente disse “água salgada”.

O pessoal de sua equipe afirmou que ela estava enrolando as palavras enquanto estava saindo da água. Então foi colocada numa maca na praia e recebeu atendimento médico antes de ser levada de ambulância para um hospital. Mas seu médico mais tarde declarou que ela está bem e e espera que ela se recupere rapidamente da desidratação, do inchaço e das queimaduras de sol.

“Eu apenas queria sair do sol”, ela disse depois de ter chegado à praia num dia quente e ensolarado, de águas calmas.

Esta foi a quinta tentativa de Diana Nyad, que admitiu ser a última, mas ela conseguiu completar o percurso de aproximadamente 110 milhas. Ela havia tentado três vezes em 2011 e 2012. Sua primeira tentativa foi em 1978.

“É histórico, maravilhoso”, comemorou Jose Miguel Diaz Escrich, o comodoro da Hemingway Marina que ajudou a organizar do lado de Cuba as várias tentativas de Nyad.

“Sempre achei que ela conseguiria por causa de sua energia interna, sua força mental e física, sua vontade de ferro”, afirmou Diaz Escrich, amigo de longa data de Diana Nyad.

“Mais do que um feito atlético, ela quer enviar uma mensagem de paz, amor, amizade e felicidade entre os povos dos Estados Unidos e de Cuba”, acrescentou.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo