Histórico

Dias mais curtos na Terra depois do terremoto no Chile

Tremor de 8,8 graus afetou rotação do planeta em pouco mais de um microssegundo

O forte tremor de terra que atingiu o Chile provocou mais do que a morte de quase 800 pessoas e estragos avaliados em 30 bilhões de dólares. Segundo cientistas da Nasa, a agência espacial americana, o terremoto de 8,8 graus pode ter movido o eixo da Terra e encurtado a duração dos dias. “O abalo provavelmente alterou a rotação do planeta, em cerca de 1,26 microssegundos”, disse o pesquisador Richard Gross.
Os profissionais do Laboratório de Propulsão da Nasa admitem que a diferença é imperceptível, afinal um microssegundo é a milionésima parte de um segundo, mas esse tempo a menos afetará permanentemente a duração dos dias. Um tremor forte como aquele desloca grandes porções de terra e rochas e altera a distribuição de massa no planeta. Por isso, o eixo do nosso planeta, sobre o qual a massa da Terra se mantém equilibrada e que é diferente do eixo norte-sul, de polo a pólo, sofreu uma redução de oito centímetros. Tais mudanças já foram constatadas em terremotos anteriores.
Tais cálculos só foram possíveis graças a um elaborado programa de computador, que é capaz também de avaliar as ocorrências em que o tempo de duração dos dias eventualmente aumenta. Segundo os cientistas, por exemplo, se as Três Gargantas da China, local onde os asiáticos constroem a maior usina hidrelétrica do mundo, fossem preenchidas com água, o que daria cerca de 40 quilômetros cúbicos, o peso seria suficiente para alongar o dia em 0,06 microssegundos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo