Histórico

Dieta rica em desnatados afeta fertilidade, diz estudo

Seria este o segredo para facilitar a concepção?

Uma dieta rica em laticínios desnatados pode fazer com que fique mais difícil para algumas mulheres engravidar, de acordo com estudo envolvendo milhares de mulheres nos Estados Unidos.
Pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard descobriram que mulheres que consomem com freqüência este tipo de alimento têm uma probabilidade 85% maior de apresentarem problemas de ovulação.

Por outro lado, o estudo, divulgado na publicação especializada Human Reproduction, descobriu que o consumo de laticínios integrais, inclusive de sorvetes, reduz o risco deste tipo de infertilidade.

Mas especialistas britânicos insistem que há poucas evidências de uma ligação entre os dois fatores.

A pesquisa utilizou dados do Nurses Health Study, levantados por enfermeiras americanas que acompanharam a dieta, atividades e saúde de 18.555 mulheres saudáveis, de idades enter 24 e 42 anos, que engravidaram ou tentaram en gravidar entre 1991 e 1999

Elas responderam perguntas sobre a gravidez e, se foi feito um diagnóstico de falha na ovulação – infertilidade causada por irregularidade no ciclo menstrual.

Durante um período de oito anos, entre 1991 e 1999, 438 mulheres declararam estar nessas circunstâncias, e suas respostas a questões sobre sua dieta foram analisadas.

Quando as mulheres consumiam duas ou mais porções de laticínios desnatados por semana, o risco de infertilidade devido a falha na ovulação pareceu ser 85% mais alto.

Quando as mulheres consumiam duas ou mais porções de laticínios integrais tais como leite ou sorvete em comparação com as que comem uma porção ou menos, elas apresentaram um risco 27% menor de infertilidade devido à falta de ovulação.

Substituição de alimentos

Jorge Chavarro, que liderou o projeto, disse que são necessárias mais investigações sobre a ligação entre fertilidade e laticínios.

Ele disse que mulheres que estão tentando conceber deveriam pensar sobre sua alimentação: “Elas deveriam pensar em trocar laticínios desnatados por integrais; por exemplo, substituindo leite desnatado por integral e comendo sorvete, não iogurte desnatado.”

Ele acredita que a chave pode ser a existência de uma substância vital para uma função ovariana saudável que exija a presença de gordura para absorção adequada pelo organismo.

Mas outros cientistas dizem que a única evidência mais convincente de uma ligação entre dieta e infertilidade envolve obesidade, que tem relação com uma redução significativa das chances de concepção.

Richard Fleming do Centro de Reprodução Humana de Glasgow, na Escócia, destacou que mulheres que disseram ter uma dieta “saudável” de baixa gordura podem ser aquelas cientes de questões de fertilidade e que tentam melhorar as suas chances.

Segundo ele: “Mulheres com falha ovulatória constituem uma pequena proporção de casos de infertilidade em mulheres.”

“Eu não estou convencido da existência de qualquer razão para mulheres que tentam conceber para alterar sua dieta a menos que sejam obesas, e eu não recomendaria a nenhuma mulher que faça isso.”

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo