Histórico

Dilma encosta em Serra nas intenções de voto

Crescimento da ministra é fruto da alta aprovação ao governo Lula

ação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem elevado a candidata da situação, a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, nas pesquisas das intenções de voto para as eleições deste ano. De acordo com o Ibope, Dilma já encostou no candidato da oposição, o tucano José Serra: a diferença entre os dois caiu de 21 pontos no final do ano passado para apenas cinco pontos percentuais –Serra tinha 38% e agora aparece com 35%, enquanto a ministra subiu de 17% para 30%.

Para especialistas, o resultado é normal. “Serra sequer assumiu oficialmente a candidatura. Ou seja, ele está parado e Dilma cheia de atividades, viajando pelo Brasil e com bastante exposição. Ela tem se beneficiado ao máximo da presença do presidente junto a ela”, disse o professor de ciência política da Universidade de Brasília João Paulo Peixoto.

De certo mesmo, apenas que o levantamento comprova a influência de Lula nas intenções de voto, o que é apontado por especialistas como o maior trunfo de Dilma. A avaliação positiva do governo cresceu ainda mais e bateu um recorde, já que 75% dos brasileiros consideram a administração bou ou ótima. O número é ainda maior se for levada em conta apenas a aprovação pessoal do presidente, na faixa de 83%.

A pesquisa mostrou ainda Ciro Gomes (PSB-CE) com 11% das intenções de voto, dois a menos do que na última amostragem, em terceiro lugar. Marina Silva, do PV-AC, aparece em seguida com 6%, mesmo percentual anterior. Outros 8% dos entrevistados disseram não saber ainda em quem vão votar. Foram entrevistadas 2.002 pessoas entre os dias 6 e 10 de março, em 140 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo