Histórico

Dilma já começou a montar sua equipe

Nomes como Antonio Palocci e José Eduardo Cardozo ganham força para os ministérios

Depois de fazer história e ser a primeira mulher eleita para a presidência no Brasil, Dilma Roussef não quis descanso, apesar do ritmo frenético de campanha nos últimos meses. Ao contrário, ela já está articulando nomes para a sua equipe, que toma posse em 1º de janeiro de 2011. Colaboradores de primeiro momento, Antonio Palocci e José Eduardo Cardozo aparecem como fortes apostas para ocupar ministérios, bem como algumas figuras presentes na atual administração Guido Mantega, por exemplo.

Apesar de ter prometido um Ministério com a sua cara, Dilma vai recorrer sempre ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para montar esse quebra-cabeça. E já tem feito isso, tanto que está descartada a presença de Palocci na área econômica o ex-ministro deve ficar na pasta de Saúde. Sergio Gabrielli deve permanecer na Petrobras, até para conduzir o processo de criação da nova estatal do pré-sal. Já Paulo Bernardo deve continuar no Planejamento, mas especula-se que ele pode acumular a Casa Civil.

Outros nomes de peso o presidente do PT, José Eduardo Dutra, e o secretário nacional do partido, José Eduardo Cardozo serão fundamentais também na transição entre um governo e outro. Dutra já fez os primeiros contatos com os partidos da coligação vitoriosa para tentar evitar a briga por cargos. Dilma terá total liberdade para formar sua equipe, garantiu Cardozo.

O certo é que a presidenta eleita tem viagem marcada para Moçambique na companhia de Lula e de lá ambos seguem para a reunião do G20, em Seul, na Coreia do Sul. O objetivo é que o atual presidente apresente a sua sucessora à comunidade internacional.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo