Dinheiro para combater o narcotráfico

0
514

EUA promete US$ 527 milhões ao México na luta contra os cartéis

Os Estados Unidos prometeram ao governo mexicano cerca de 527 milhões de dólares em equipamentos e treinamento de policiais como parte de um programa de ajuda para combater os violentos cartéis do narcotráfico. A primeira parte do “presente” já foi entregue: a embaixada americana no México cedeu cinco helicópteros (avaliados em 66 milhões de dólares) ao país. A chamada Iniciativa Mérida é um programa de ajuda ao México firmado em 2007 pelo presidente Felipe Calderón e o então presidente George W. Bush.

O México carece de recursos para enfrentar os cartéis, muitas vezes melhor armados que a própria polícia e o exército. Então, para 2010, a Casa Branca pretende enviar outros três helicópteros ainda mais sofisticados e quatro caças. A falta de helicópteros com visão noturna impediu as forças de segurança mexicanas de prender, em 2007, Joaquín “el Chapo” Guzmán, narcotraficante mais procurado do país.

Previous articleInverno, finalmente
Next articleReforma da Saúde está próxima
Fundado em outubro de 2000, o AcheiUSA Newspaper é um jornal semanal em português distribuído gratuitamente por centenas de estabelecimentos comerciais brasileiros, americanos e hispânicos, espalhados pelo estado da Flórida. Com notícias locais, imigração, cultura, agenda de eventos, cobertura social, negócios e a maior seção de anúncios classificados grátis em português fora do Brasil, o AcheiUSA é o mais completo e popular portal para os brasileiros vivendo nos Estados Unidos.