Histórico

Dirigir e enviar mensagem de texto agora é proibido na Flórida

Lei foi assinada na terça-feira (28) pelo governador do estado Rick Scott

Por enquanto, quem for pego lendo ou escrevendo mensagem de texto no telefone enquanto dirigir vai ser parado pela polícia e levar multa de $30, na segunda infração o caso fica mais sério, multa de $60 e mais três pontos na carteira. A lei só entra em vigor em outubro, mas o governador Rick Scott fez questão de assinar o documento na semana passada antes do período de férias porque o verão na Flórida é conhecido pelo alto número de acidentes de trânsito envolvendo adolescentes. “Pensei na minha família quando assinei o documento”, revelou o governador durante a cerimônia realizada em uma escola pública em Miami.

O governador acredita que a divulgação da lei já vai amenizar os abusos, principalmente entre os mais jovens, nos próximos meses. Com a assinatura do documento, a Flórida se torna o 40º estado americano a banir o uso do celular ou tablets para mensagens de texto durante a direção. No entanto, o uso do viva-voz ainda não foi banido pela lei.

O caminho que a proposta percorreu até se tornar lei foi longo. Ao todo foram cinco tentativas dos democratas que sempre esbarrava na oposição republicana. A alegação era que o governo estaria se intrometendo demais na vida dos contribuintes.

De acordo com o Administração Federal de Segurança e Veículos (Federal Motor Carrier Safety Administration, nome em inglês) para ler ou enviar uma mensagem de celular o motorista gasta, em média, cinco segundos. Se ele estiver dirigindo a uma velocidade de 55mph, o motorista pode atravessar o equivalente a um campo de futebol sem olhar para a estrada.

Segundo o Departamento Estadual de Veículos e Segurança nas Estradas (Florida Department of Highway Safety and Motor Vehicles, nome em inglês), em 2012, dos 256.443 mil acidentes registrados no Estado, 4.841 foram provocados por motoristas que estavam usando o telefone para enviar mensagens de texto.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo