Histórico

Doenças do coração matam uma em cada quatro mulheres nos EUA

Evento da Winner Women Association destaca importância da prevenção

O mês de fevereiro acabou, mas a preocupação das mulheres com as doenças do coração deve ser uma constante. Afinal, os ataques cardíacos são a causa número um de mortes entre a população feminina nos Estados Unidos. Na verdade, uma em cada quatro mulheres na América morrem de problemas coronários e, para destacar a importância da prevenção, a Winner Women Association realizou um evento sobre o tema. “Entre outros assuntos, falamos que é fundamental para nós, imigrantes, cultivarmos as amizades. Até porque neste país substituímos a família pelos amigos”, destacou Márcia da Silva, presidente da WWA.

No encontro, em Broward, as participantes – quase cem mulheres – vestiam vermelho, a cor da campanha de conscientização da sociedade sobre as doenças do coração. “As brasileiras que vivem na América precisam ficar alertas, pois muitas tomam remédio para depressão e têm ritmo de vida pouco saudáveis. Esse quadro desencadeia as enfermidades do coração”, completa Márcia. Ela lamenta que muitas mulheres ainda mantêm o mito de que esta é uma doença masculina.

Em 2008, o tema escolhido pela American Heart Association foi ‘The Heart Truth’ (algo como ‘A Verdade sobre o Coração’) e serve para alertar sobre os riscos de uma vida desregrada: as maiores preocupações são com relação ao excesso de peso, diabetes e pressão e colesterol altos, que se não levam à morte podem provocar incapacidade física e a perda da qualidade de vida. E nunca é demais dizer que, ao contrário dos homens, as mulheres não costumam apresentar os sintomas da doença, o que torna ainda mais relevante o cuidado com a saúde do coração.

É claro que o histórico familiar é fator importante na incidência de problemas no coração, mas nunca é demais alertar que algumas providências podem ser adotadas para reduzir as chances de um ataque cardíaco. Estresse, ódio e pessimismo, por exemplo, normalmente estão associados a pacientes com a doença. Uma boa notícia é que os índices de morte pela doença estão diminuindo a cada ano, desde 1999, mas todo o cuidado é pouco.

Receita para manter um coração saudável, preparada pela American Heart Association.
Ingredientes:
1 quilo de prevenção
Uma pitada de motivação
4 a 6 porções de exercícios por semana
Menos de 200 mg de colesterol por dia
Controle do açúcar no sangue
Para melhores resultados, o consumo de álcool deve ser moderado. Convém evitar cigarro

WWA comemora cinco anos de vida

A Winner Women Association, que está completando cinco anos como referência das brasileiras na América, vai comemorar a data justamente no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, às 7 pm. Na ocasião, a organização – que funciona como uma rede de amizade e visa melhorar a qualidade de vida das imigrantes – vai oferecer um jantar no Miccosukee Convention Center, em Miami, quando prestará homenagens às mulheres que se destacaram na comunidade durante o ano de 2007.

“Teremos sorteio de brindes e uma palestra interessante sobre o poder que as mulheres têm nas mãos”, explicou Márcia da Silva, presidente da WWA, sem contudo adiantar qual será o tema central da exposição: “Esta será uma das surpresas da noite”. No evento, as participantes vão também integrar uma dinâmica, contando um pouco sobre suas vidas nos Estados Unidos. As informações servirão como base para um levantamento que a WWA vai preparar sobre as imigrantes na América. As interessadas em comparecer à festa devem enviar um e-mail para Márcia (mbsilva@bellsouth.net).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo