Histórico

Duas boas notícias para a economia dos EUA

Índice de desemprego e preço da gasolina caíram e especialistas prevêem dias melhores

O fim de semana começa com duas boas notícias para a população: a taxa de desempregados em abril ficou no patamar normal de 5%, contrariando as expectativas pessimistas dos economistas, e o preço da gasolina, surpreendentemente, caiu pela primeira vez em 18 dias, em cerca de 0.1% – pouco, é verdade, mas o suficiente para que os especialistas refizessem suas previsões para os próximos meses.
Os Estados Unidos registraram uma queda de 20 mil postos de trabalho no mês passado e, apesar do número negativo, o mercado de trabalho esperava cortar mais de 75 mil vagas. O resultado de abril acabou surpreendendo positivamente e o índice caiu a 5%, o que é considerado normal para situações de instabilidade como a que o país atravessa.
Para quem tem emprego, outra boa notícia: os salários cresceram e apontam um ganho de 3,4% no último ano. No Congresso Nacional, representantes democratas pedem novos estímulos além do já oferecido (tax rebate), mas a administração Bush acredita que o dinheiro do IRS será suficiente para dar o impulso desejado na economia norte-americana.
Com relação aos combustíveis, a gasolina registrou o primeiro reajuste para baixo dos últimos 18 dias e o galão atingiu o valor de 3,62 dólares na média nacional, enquanto que o galão do diesel caiu ainda mais, em 0,2%. A tendência foi entendida pelos especialistas de forma positiva: hoje, as previsões apontam que a preço não chegará aos quatro dólares como antes imaginado. “deve bater, no máximo, a 3,70 dólares”, disse Fred Rozell, diretor da Oil Price Information Service. Segundo ele, a baixa demanda por combustível acaba forçando a queda nos preços.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo