Histórico

E o presidente da Fifa estava certo…

Órgão do governo brasileiro admite que aeroportos não ficarão prontos para a Copa do Mundo

No mês passado, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, alertou a organização da Copa do Mundo de 2014 em relação ao atraso nas obras de estádios e infraestrutura. O governo brasileiro, através do Ministro dos Esportes, Orlando Silva, rebateu as críticas e desdenhou os comentários da maior autoridade do futebol mundial. Agora, no entanto, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ligado à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, classificou como preocupante a situação dos aeroportos nas cidades que serão sedes da competição.

Nada menos do que nove dos 12 aeroportos atualmente em operação não deverão estar aptos a funcionar a pleno vapor durante a Copa, baseado em prazos médios para elaboração de projetos, obtenção de licenças obrigatórias, realização de licitações públicas e início do serviço.

As obras dos aeroportos de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Guarulhos (SP), Salvador (BA), Campinas (SP) e Cuiabá (MT), todos ainda em fase de elaboração de projeto, não estarão prontas antes do ano de 2017. Nos aeroportos de Confins (MG) e de Porto Alegre (RS), embora o projeto de reforma já esteja pronto, as obras devem demorar cerca de seis anos e meio. Já os aeroportos do Rio de Janeiro, Curitiba (PR) e Recife (PE) estão com o cronograma em dia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo