Histórico

Economia brasileira cresce 6% no primeiro semestre

Índice do PIB acima do previsto anima governo

A equipe econômica do governo e a população brasileira têm muito o que comemorar: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou dados mostrando que a economia brasileira cresceu 6% no primeiro semestre de 2008, em comparação ao mesmo período de 2007. Segundo o coordenador de contas nacionais do instituto, Roberto Olinto, mais importante do que essa expansão recorde é o fato de que a Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) tem crescido trimestralmente a taxas acima de 13% desde 2007 e aumenta no patamar de dois dígitos desde o quarto trimestre de 2006.

“Teremos um excelente Natal para a família brasileira”, vibrou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, acrescentando que o avanço até o final do ano pode chegar a 5,5%, acima da previsão inicial de 5%. Para Mantega, esse resultado é retrato de uma economia que cresce com investimentos, mas com patamar moderado. “Esse crescimento vem acompanhado da desaceleração da inflação. É um crescimento sustentável”, disse o ministro.

Os bons números foram impulsionados pela produção e importação de máquinas e equipamentos e, ainda, pelo bom desempenho da construção civil. Vale destacar também o bom desempenho do setor agropecuário, que expandiu-se 3,8% trimestre a trimestre e 7,1% ano a ano. “O crescimento da agropecuária pode ser explicado, em grande parte, pelo desempenho de alguns produtos importantes que possuem safra relevante no trimestre. Esse é o caso, por exemplo, do café em grão, do milho, do arroz em casca e da soja.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo