Histórico

Eleição presidencial deve confirmar popularidade de Lula e eleger Dilma

Petista tem 12 pontos de vantagem sobre tucano José Serra, segundo pesquisa

A última pesquisa de opinião, divulgada quatro dias antes de os brasileiros voltarem às urnas neste domingo (31 de outubro), aponta a candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, com 12 pontos de vantagem sobre José Serra, do PSDB. Ela manteve o índice de 56% dos votos válidos, enquanto seu adversário continuou com 44%, numa confirmação dos últimos levantamentos.

A pesquisa mostra que a estratégia de Serra de concentrar a campanha em estados do Sudeste não trouxe muitos benefícios. Na região, o candidato caiu três pontos percentuais, sendo derrotado por Dilma por 44% a 40%. O Nordeste continua sendo a região que dá mais sustentação à vitória da petista. Na região, ela alcançou 37 pontos de vantagem sobre o candidato, aparecendo com 64%, contra 27% de Serra. Serra ganha da petista na região Sul, ele tem sete pontos de vantagem (48% a 41%). O eleitorado das regiões Norte e Centro-Oeste também deu vitória à petista, por 47% a 43%.

Para buscar uma virada dramática e vencer a eleição, a cúpula tucana aposta em Minas Gerais, Estado que é às vezes chamado de Ohio brasileiro porque, como o Estado norte-americano, é um termômetro preciso do vencedor de eleições presidenciais. Desde que a democracia retornou ao Brasil em 1985, após duas décadas de regime militar, todos os eleitos venceram em Minas Gerais. No entanto, os petistas também planejam um evento final em Belo Horizonte na véspera do pleito. Vale lembrar que Dilma é mineira.

Minas reflete o eleitorado nacional em termos de comportamento. Se vencer aqui, certamente terá vencido no Brasil, confirmou o governador reeleito Antonio Anastasia (PSDB). De fato, no primeiro turno, Dilma ficou com 47% dos votos em Minas, contra 30% de Serra, um reflexo quase idêntico ao resultado apurado nacionalmente.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo