Histórico

Em Portugal, imigrantes pedem legalização

Brasileiros são a maioria entre estrangeiros naquele país

Mais de mil pessoas participaram de uma passeata no centro de Lisboa, a capital portuguesa, contra a política européia para a imigração, exigindo a legalização imediata de todos os indocumentados. No protesto, organizado por mais de 30 organizações de defesa dos imigrantes, os manifestantes também pediram a não aprovação do chamado “pacto Sarkozy” – uma proposta da União Européia que prevê a expulsão imediata daqueles que estão em situação irregular em qualquer país do bloco
.
Os participantes da passeata percorreram um percurso de cerca de um quilômetro com faixas com palavras de ordem como “ninguém é ilegal”, “legalização para todos” e “não à Europa fortaleza”. “Os imigrantes são fundamentais para a sustentação econômica da Europa”, disse Gustavo Behr, presidente da associação de imigrantes Casa do Brasil.

Para Timóteo Macedo, da associação Solidariedade Imigrante, a legalização dos imigrantes é uma questão de direitos fundamentais. “Um trabalhador sem legalização não tem direitos humanos”, disse ele, que estima em mais de 150 mil indocumentados em Portugal. Apesar de os brasileiros serem a maior comunidade estrangeira naquele país, o número de brasileiros presentes da manifestação não refletia isso. “Os brasileiros deveriam participar mais. Nós, como associação, temos mais brasileiros do que qualquer outra organização em Portugal. Mesmo assim, são muito poucos”, afirmou Macedo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo