Imigração Manchete

Embaixada dos EUA amplia atendimento no Brasil e planeja emitir 1 milhão de vistos em 2023

O esforço visa diminuir o tempo na fila para quem busca vistos americanos, especialmente de turismo, que já passam da marca de 550 dias para a emissão da primeira autorização.

Embaixada dos EUA amplia atendimento no Brasil. Foto: Pixabay

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou, na terça-feira (28), que está ampliando a capacidade de seu serviço consular no Brasil, com o objetivo de ultrapassar a concessão de 1 milhão de vistos no país em 2023, mesmo patamar registrado entre 2012 e 2014. O esforço visa diminuir a fila para quem busca vistos americanos, especialmente de turismo, que já passaram da marca de 550 dias para a emissão da primeira autorização. Atualmente, as cinco unidades consulares no país processam cerca de 6 mil pedidos diários de vistos. A demanda é maior do que a de 2022, quando foram emitidos cerca de 950 mil vistos, 15% a mais do que em 2019, antes da pandemia.

“Apesar de aumentar a capacidade, a demanda de vistos no Brasil continua bem alta, mais do que antes da pandemia. Estamos trabalhando muito para reduzir o tempo de espera e queremos ver uma diminuição antes das férias de julho”, afirmou assessor especial para assuntos consulares da Embaixada dos EUA, Michael Whipple, em entrevista ao GLOBO. “Como o tempo de espera é maior em São Paulo, porque processamos mais vistos do que em qualquer lugar, a seção vai receber mais recursos para diminuir a fila”, disse o assessor.

Atualmente, a Embaixada dos EUA no Brasil conta com cerca de 300 funcionários nas cinco seções consulares. “Temos novos funcionários, tanto brasileiros quanto americanos, e acrescentamos dias e horas extras de trabalho, como o supersábado. O governo dos Estados Unidos também ampliou para 48 meses o prazo para renovar um visto vencido sem necessidade de entrevistas. Esses tempos de espera longos são desafios globais. As embaixadas ficaram fechadas por 18 meses, só concedendo vistos emergenciais durante a pandemia”, explicou Whipple.

A preocupação maior é com os pedidos da categoria de turismo, especificamente a concessão de primeiro visto, que exige a realização de uma entrevista. Para essa modalidade, o tempo de espera varia entre 554 dias em São Paulo e 377 dias em Porto Alegre. O tempo de espera para a renovação do visto de turista é bem menor: varia de um dia nos consulados do Rio de Janeiro e Recife a 28 dias no consulado de São Paulo. E ainda conta com um benefício, já que o prazo para renovar o visto sem necessidade de entrevista foi ampliado de 12 para 48 meses de tolerância, medida que visa reduzir o tempo de espera e funciona para qualquer tipo de visto. Dessa forma, quem tem um visto de estudante e pretende fazer a renovação para o visto de turista, por exemplo, vai poder pular a etapa da entrevista.

Segundo a seção consular, pelo menos 25% dos pedidos de agendamento de entrevista atualmente na fila foram feitos de forma equivocada — são casos que poderiam pular a etapa da entrevista, mas por falta de conhecimento, preenchem o formulário de forma errada e são direcionadas para o agendamento mais longo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo