Trens devem entrar em operação no final de 2015
DA REDAÇÃO COM ELNUEVOHERALD — Executivos do All Aboard Florida, o projeto que tenta operar um trem de passageiros entre Miami e Orlando, estão a ponto de iniciar negociações com a Órgão de Redesenvolvimento Comunitário de Miami (CRA) para a aquisição de dois lotes em downtown, como parte do plano para construir uma enorme estação junto ao edifício do governo do condado Miami-Dade.
O objetivo é persuadir a CRA a vender os lotes localizados em frente ao Teatro Lyric em Overtown para o All Aboard Florida por $5.5 milhões, de acordo com Michael Reininger, presidente e diretor de desenvolvimento do projeto.
A divulgação por parte do All Aboard Florida que tenta adquirir os dois lotes, onde atualmente funciona um estacionamento, marcou outro ponto importante no desenvolvimento do projeto do trem que será construído a um custo de $1.5 bilhão. Reininger e a gerente de relações públicas do projeto, Ali Soule, também mostraram os primeiros esboços de como será a futura estação de Miami e o centro de transporte.
Não se trata só de uma estação de trem com restaurantes, cafeterias e lojas, mas o local também incluirá escritórios, apartamentos residências e lojas. Uma das razões pela qual o All Aboard Florida quer adquirir os dois lotes na esquina noroeste da rua 8 com a segunda avenida deve-se ao fato de os executivos dos projetos desejarem construir ali um edifício de vários andares, onde haverá apartamentos, escritórios, lojas, assim como estacionamentos para a zona, para o Teatro Lyric e para o Sindicato Internacional dos Estivadores — tudo conectado à estação do trem.
O trem viajará de Miami para Orlando com paradas em Fort Lauderdale e West Palm Beach. A estação de Orlando se localizará no Aeroporto Internacional de Orlando. Originalmente anunciado em março de 2012, o projeto do All Aboard Florida será posto em prática no final de 2015. Haverá 16 trens diários operando desde cedo pela manhã até a noite. A viagem demorará três horas entre as duas cidades.
Reininger disse que funcionários da CRA enviarão suas recomendações à diretoria do órgão que decidirá sobre a aceitação ou rejeição da oferta do All Aboard Florida em uma reunião prevista para setembro.
Funcionários da CRA convocaram um comitê de revisão recentemente para examinar três propostas. A do All Aboard Florida ficou em segundo lugar, mas a pontuação em favor da proposta do trem foi tão apertada em relação à que ficou em primeiro lugar que o órgão decidiu abrir negociações com os dois grupos para enviar suas análises para a diretoria, disse Reininger.
Ele dissse ainda que os dois lotes são importantes para o projeto, e destacou que o objetivo mais amplo é a integração da futura estação e um centro de transporte a um projeto que transformará radicalmente o centro de Miami e Overtown, onde a empresa espera criar empregos e novas oportunidades para residentes e comércio da área.
“Não só estamos desenvolvendo estes dois blocos”, disse Reininger. “De fato, estamos desenvolvendo uma importante infraestrutura e programa de desenvolvimento que será transformador para a totalidade da cidade de Miami”.
Além da construção da estação de Miami, disse Reininger,o All Aboard Florida também prevê um centro de transporte que proporcione vínculos entre o trem interurbano e os serviços locais tais como Metrorail, Metromover e Metrobus.