Histórico

Empresas brasileiras fortes no mundo

Transnacionais cresceram mais no exterior

Apesar da crise econômica mundial, que atingiu o Brasil com mais força a partir do quarto trimestre de 2008, o ano passado registrou um avanço das companhias brasileiras nos mercados globais, com a aquisição de empresas e subsidiárias no exterior. O fato foi apontado pela pesquisa e ranking das Transnacionais Brasileiras, elaborado pela Fundação Dom Cabral em parceria com a Vale Columbia Center. O resultado mostrou que 25,32% das receitas das 20 maiores transnacionais brasileiras em 2008 foram geradas em operações com o exterior.

O número de funcionários no exterior destas empresas também vem aumentando e cresceu 40,92% sobre o ano anterior, chegando a 27,52% do total da mão-de-obra. Em 2008, o fluxo de investimento brasileiro no exterior realizado pelas transnacionais totalizou 10,8 bilhões de reais, volume que representa cerca de um quarto do total de investimento brasileiro direto no exterior.

O ranking classificou o nível de internacionalização de 41 empresas brasileiras com base em receita, ativos e funcionários no exterior em comparação aos resultados totais. Quem está no topo da lista é a Gerdau, empresa de siderurgia e metalurgia, que possui unidades na Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Uruguai, México, República Dominicana, Venezuela, Guatemala, Estados Unidos e Canadá, entre outros.

“As empresas brasileiras cresceram mais no exterior em 2008 do que no mercado interno. Isso pode se dever a uma possível saturação do mercado nacional, frente a oportunidades de negócios crescentes no cenário internacional”, conclui a pesquisa.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo