Histórico

Empréstimo de passaporte é mais um dos negócios na fronteira

Indocumentados pagam 470 dólares pela nova modalidade de crime

Pelo preço de 470 dólares, os indocumentados estão alugando passaportes para entrar nos Estados Unidos ilegalmente. A nova modalidade de tráfico humano já foi identificada pelos agentes da fronteira em Ciudad Juárez, mas mesmo assim tem sido usada com freqüência pelos negociadores, apelidados de ‘polleros’. O plano é simples: o imigrante ‘aluga’ o documento de uma pessoa com as mesmas feições físicas, atravessa o posto de entrada no Texas e, já em território americano, devolve o passaporte para alguém ligado ao esquema.

Segundo o jornal mexicano Excelsior, a documentação em poder dos negociadores é farta. Alguns dos passaportes pertencem a pessoas ligadas ao grupo, mas a maioria deles foi roubada mesmo. Tudo é negociado à luz do dia, na Ponte Internacional de Santa Fé, a poucos metros da fronteira. “Com o mesmo documento, vários imigrantes podem entrar ilegalmente na América, sem serem detectados”, assinala o jornalista do periódico, destacando a lucratividade do negócio.

Outro aspecto importante é que os latinos, em especial os mexicanos, costumam ter o mesmo tipo físico, o que facilita encontrar um passaporte dentre os que estão no ‘estoque’.

O esquema, segundo os próprios ‘polleros’, tem sido efetivo, pois trata-se de um método mais seguro e sigiloso do que atravessar a fronteira pelo deserto ou pelo mar, como acontece principalmente do lado da costa leste do país. Provavelmente por isso, os roubos de passaporte em Ciudad Juárez e arredores têm aumentado muito nos últimos meses e algumas casas foram invadidas apenas para que os ladrões roubassem esse tipo de documentação.

Com o reforço da segurança e fiscalização, os traficantes humanos têm buscado métodos inusitados para conseguir infiltrar indocumentados nos Estados Unidos. Segundo o Instituto Nacional de Migração do México, pelo menos 500 mil mexicanos entram na América anualmente

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo