Histórico

Enterro do presidente polonês será domingo

Lech Kaczynski morreu em acidente aéreo

A população da Polônia está consternada com a morte de seu presidente, Lech Kaczynski (foto), vítima de um acidente aéreo no último sábado, que tirou a vida de outras 95 pessoas, entre elas a primeira-dama, Maria, e membros do primeiro-escalão do governo. No entanto, os poloneses foram contrários à ideia de que Kaczynski seja enterrado no castelo Wawel, um dos maiores símbolos do país.

“Eu respeitava o presidente, mas sinceramente acho que ele não se encaixa neste lugar, onde jazem os restos de pessoas realmente importantes para o país”, argumentou um morador da Cracóvia, segunda cidade mais importante da nação e onde está o castelo. Em Wawel estão os restos de 20 monarcas poloneses e outros grandes personagens da história da Polônia.

Apesar dos pedidos para que fosse realizado um plebiscito para decidir o local do enterro, que será neste domingo, fontes do Ministério do Exterior confirmaram a cerimônia para o castelo e a presença de vários chefes de estado, entre eles o presidente Barack Obama. Lech Kaczynski, presidente da Polônia desde 2005, possuía vários detratores e muitos cidadãos criticavam seu ceticismo em relação à Europa e suas posturas às vezes homofóbicas. O acidente aéreo aconteceu no sábado, quando o avião caiu em Smolensk, oeste da Rússia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo