Histórico

Entrevista: Camila Quaresma, uma profissional versátil

A paulistana que trocou São Paulo por Miami integrou-se perfeitamente ao ambiente cultural da Flórida

Por Antonio Tozzy

Camila QuaresmaAtriz, produtora, apresentadora, dubladora, modelo. Você escolhe. Camila Quaresma é tudo isto e muito mais. Consultora de alimentação natural, ativista dos direitos dos animais, voluntária de causas sociais. Ufa! Enfim, uma mulher de mil e umas tarefas. Mas, como ela mesma faz questão de frisar, todas elas sempre executadas com profissionalismo e dedicação.

Saiba mais sobre Camila Quaresma nesta entrevista, uma brasileira que conquistou seu espaço no sul da Flórida, em Atlanta e também no Brasil, ou seja, here, there and everywhere.

AcheiUSA:De onde você é no Brasil e há quanto tempo vive nos EUA? Sempre em Miami?
Camila Quaresma:Sou de São Paulo, capital, e moro em Miami desde 1994. Finquei raízes na ilha de Miami Beach, adoro e não penso em me mudar tão cedo…

AU: Qual era tua profissão lá e o que você faz aqui?
CQ:Trabalho no meio artístico, entre atuação, dublagem e moda. Já fiz teatro (onde comecei a minha carreira), e depois fiz cinema, dublagem, TV, e muito trabalho de modelo, entre desfiles e fotos! No último ano e meio, tenho um programa semanal no Brasil, o TNT Movie Club, todas às terças-feiras às 9 hora da noite. Quem quiser saber mais informações, da uma olhada no meu site: HYPERLINK “http://www.camilaq,.com” www.camilaq,.com.

AU:Durante este tempo em que você está aqui como você avalia a evolução (ou deterioração) da comunidade brasileira no sul da Flórida?
CQ:A comunidade brasileira nos Estados Unidos evoluiu imensamente nos últimos anos. Quando cheguei aqui há quase 17 anos, os brasileiros ainda eram vistos como bagunceiros, trambiqueiros e não tinham o menor respeito pelas demais culturas, falando sempre alto, arrumando briga e jogando muuuito lixo no chão.
Isso mudou hoje em dia, pois nao vejo os turistas brasileiros fazerem o que faziam antes… E acho que a globalização ajudou muito nesta compreensão intercultural mundial, fazendo com que os turistas entendam melhor os costumes e valores de outros países, fazendo-os respeitar mais.

AU:Como você avalia a imagem do Brasil, dos brasileiros e da comunidade brasileira em seu círculo de amizade e trabalho com americanos, hispânicos e outros grupos? Projetos como o Brazilian Film Festival contribuem para melhorar esta imagem?
CQ:A imagem do brasileiro está em alta hoje em dia, né? Acho que sempre fomos vistos como um povo simpático, feliz, sempre em festa, com o nosso futebol e carnaval! E, como disse antes, acredito que evoluímos muito nestes últimos anos quando aprendemos a respeitar mais as outras culturas, o que automaticamente melhorou nossas relações, não só pessoais, mas também de negócios.
E, aos poucos, o Brasil se tornou um dos países emergentes com mais foco hoje em dia, e acredito que precisamos aproveitar isso para mostrarmos o que há de melhor na nossa cultura, como o Brazilian Film Festival, entre outros eventos. Mas acredito qua ainda podemos fazer mais, muito mais…

AU: Que tipos de projetos você desenvolveu entre os brasileiros e os americanos? Você poderia descrevê-los?
CQ:Nossa… Vários! Bom, já fiz parte de projetos culturais, ambientais, sociais.
Exemplos: Tive há muitos anos, um programa de TV na WLRN, canal público americano, em que apresentava videos clips brasileiros para o sul da Flórida e hoje em dia também tenho o programa da TNT, gravado nos estúdios em Atlanta, mas que somente passa no Brasil e conta curiosidades dos filmes americanos.
Já participei de alguns grupos de ajudas aos homeless, entregando comida, doando cobertores entre muitas outras coisas.
Sou ativista do meio-ambiente e dos animais há anos, e participei de vários grupos de ajuda dos mesmos. Reciclo há muito tempo e deixei de usar vários materiais tóxicos na minha casa. Sou formada como consultora de alimentação natural, onde também estudei sobre como melhorar o nível de vida dentro de casa sem prejudicar, mas, sim, ajudando ao máximo o nosso planeta. Tenho um grande grupo de amigos envolvidos em diferentes projetos e tento colaborar sempre que posso, tanto no processo de desenvolvimento como no executivo.
Meu website sobre isso é HYPERLINK “http://www.integrallifestyle.com” www.integrallifestyle.com.

Todos esses projetos são interculturais, nos quais trabalho com americanos, sul-americanos, europeus, entre muuuuitas outras raças!

AU: Você acredita que o sul da Flórida permite esta flexibilidade para desenvolver projetos interessantes? Você mesma é uma profissional multitarefa, não?
CQ: Multitarefada até demais… rsrsrsrs… Miami, como todo o sul da Flórida tem um melting pot essencial para o desenvolvimento de todos os projetos possíveis a serem desenvolvidos… Estamos em um ponto estratégico do nosso mapa, é por isso que o crescimento desse estado foi constantemente, mesmo nessa hora de crise…

AU:Atualmente, você está trabalhando com algum projeto especificamente? Pode dizer qual seria?
CQ:Bom, tenho o TNT Movie Club a todo vapor até 2012, esperando a confirmação de uma dublagem em português para uma novela, até o fim da semana, estarei começando um projeto bem interessante com foco no desenvolvimento cultural, social, ambiental e de saúde e, assim que tiver mais informações, terei o maior prazer em dividi-las com todos você! Sem contar a vontade de executar os projetos de consultoria, que estão entre um outro programa de TV ensinando a cozinhar naturalmente e a consultoria, onde visito as casas das pessoas e as ensino a mudar pequenos detalhes do dia a dia para que percam peso, sintam-se com mais energia e ao mesmo tempo, respeitem o nosso ambiente!
E o maior projeto de todos: Sou mãe! Este é full time! Rsrrsrs

AU: Você trabalha em parceria com outras pessoas em seus projetos? Como se dá esta divisão de tarefas?
CQ:Sempre… Muito difícil executar sem a ajuda de amigos e parceiros queridos! Tudo depende muito de qual projeto. Por exemplo, no da TNT, que é o atual, sou a apresentadora, mas existe um time de mais de 50 pessoas, desde a escritora do roteiro, até o diretor e o assistente, o maquiador, a equipe de iluminação, etc etc etc…

AU: Quem você considera os melhores profissionais em suas áreas de atuação aqui no sul; da Flórida? Você trabalha, trabalhou ou gostaria de trabalhar com eles/elas?
CQ:Sou muito abençoada em dizer que não me lembro de ter trabalhado com alguém que não tenha sido profissional. Acho que sou tão positivista que preferi esquecer as más experiências?! rsrsrs… Bom, sou workholic, então posso dizer que ficaria muito feliz em voltar a trabalhar com aqueles que perdi contato e continuar mantendo os relacionamentos incríveis que tenho com aqueles com que mantive contato!

Camila Quaresma

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo