Histórico

Estados Unidos viram a página da Guerra no Iraque

Com o fim do conflito, governo quer focar nas questões domésticas

Com um pronunciamento de 18 minutos em rede nacional, o presidente Barack Obama anunciou oficialmente o fim da missão das tropas americanas no Iraque. “Por meio desse memorável capítulo na história dos EUA e do Iraque, cumprimos nossa responsabilidade. Agora, é hora de virar a página”, disse o líder da nação. O governo quer agora concentrar esforços e recursos nos problemas domésticos, como a recuperação de empregos e da economia em geral.

Obama disse que todos os soldados americanos deverão sair daquele País no Oriente Médio até o final do próximo ano, como previsto. “ A Operação Liberdade Iraquiana acabou, e o povo iraquiano agora assume a responsabilidade pela segurança de seu país”, disse Obama, reiterando que cumpriu sua promessa de campanha. Desde 2003, mais de 4.400 soldados americanos morreram neste combate.

O presidente disse o que os americanos queriam ouvir: “Na última década não fizemos o necessário para fortalecer as bases de nossa nação”, afirmou Obama, acrescentando que pretende focar na restauração da economia e no retorno ao trabalho de milhões de desempregados. “Este é o meu desafio agora”, finalizou.

O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, viajou para o Iraque para assegurar aos iraquianos que os EUA não estão os abandonando. Ele se reuniu com o primeiro-ministro Nuri al Maliki e com o presidente Jalal Talabani, mas o País tem demonstrado sua incapacidade de formar um novo governo.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo