Histórico

EUA aprovam mais dinheiro para as guerras

Projeto vai liberar quase 59 bilhões de dólares para as tropas no Iraque e no Afeganistão

Mesmo com 114 votos contrários (na maioria de parlamentares democratas), o projeto que prevê a liberação de mais recursos para as tropas americanas no Afeganistão e no Iraque foi aprovado no Congresso. A decisão contraria uma das promessas de campanha do presidente Barack Obama, que por várias vezes criticou a administração anterior pelo uso indiscriminado de verbas para as guerras no Oriente Médio. Ao todo, os Estados Unidos já gastaram, desde 2001, mais de um trilhão de dólares com os dois conflitos.

Desta vez, a verba destinada será de 37,5 bilhões de dólares para o Oriente Médio e contou com o incentivo da Casa Branca, mas não teve apoio do próprio partido do presidente. Entre os democratas, 148 deputados apoiaram a medida, mas 102 votaram contra o envio de mais recursos. No meio republicano, o endosso foi significativo: 160 votaram a favor e apenas 12 rejeitaram a proposta. Vale dizer que, ao todo, foram liberados dentro do projeto quase 59 bilhões de dólares, incluindo despesas para a Agência Federal de Emergências, para um fundo de veteranos da guerra do Vietnã e ajudas a diversos países aliados.

Obama pediu os fundos extras em fevereiro. O Pentágono havia dito que teria de reduzir os salários de civis se a verba não fosse aprovada até agosto, como acabou acontecendo, e o novo montante é adicional aos cerca de 130 bilhões de dólares que o Congresso já aprovou para os gastos deste ano para as guerras. O presidente não está num momento favorável, já que uma pesquisa de opinião mostrou dois pontos percentuais em um mês e está na faixa de 48%.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo