Histórico

EUA constroem cerca no mar para deter imigrantes

San Diego é nova porta de entrada de ilegais na fronteira sul do país

O governo dos Estados Unidos está construindo uma barreira de 90 metros no Oceano Pacífico para barrar os imigrantes ilegais de usar a rota da maré vazante para entrar no sul da Califórnia pelo México.

O projeto de $4.3 milhões substituirá a dilapidada cerca de fronteira com cerca de seis metros de extensão usando uma barreira à prova de alta corrosão entre Tijuana, do lado mexicano, e San Diego, do lado americano.

“O projeto no qual estamos trabalhando vai substituir a cerca existente”, revelou à AFP Michael Gimenez , o agente da patrulha de fronteiras, acrescentando que a nova estrutura terá um total de 365 metros de extensão, dos quais 274 metros serão construídos em terra. A previsão é que o projeto esteja pronto em março de 2012.

Os imigrantes têm conseguido dar a volta no final da antiga barreira usando jet skis e surf boards, mas também caminhando ao longo da praia quando a maré está na baixa do lado americano da fronteira.

A cerca ainda está repleta de lacunas. “Estamos trocando estas partes, devido à corrosão causada pelo ar marinho e pela água salgada nos canos existentes”, afirmou Gimenez, que garantiu também que a nova cerca tem uma vida útil de 30 anos.

No final dos anos 80 e início dos 90, centenas de imigrantes ilegais cruzavam a fronteira, atraídos pela distante linha do horizonte de San Diego, de acordo com o Los Angeles Times.

Mais recentemente, a praia tem servido como local de demonstrações dos críticos que protestam contra as políticas dos EUA para a imigração ilegal, e um grupo de imigrantes deportados, no ano passado, caminhou na faixa de areia ao longo da fronteira como um gesto de protesto simbólico.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo