Histórico

EUA criam nova corte para agilizar deportações

Tribunal vai atender a região onde ICE realizou grandes operações contra imigrantes

Uma nova corte de imigração começou a funcionar na cidade de Omaha, no estado do Nebraska, com o objetivo de acelerar os procesos pendentes de deportação de imigrantes indocumentados presos durante as operações do ICE naquela região. Dois juízes vão analisar os casos daquele tribunal e, de acordo com o Departamento de Justiça, estarão concentrados nas petições de asilo e nas audiências de deportação de pessoas já detidas. Agora existem 53 cortes do tipo e mais de 200 juízes de imigração em todo o país.

Até a criação do novo tribunal, todas as audiências envolvendo questões imigratórias eram resolvidas através de uma vídeo-conferência desde Chicago, onde são processados mais de 15 mil casos por ano. Entre 2004 e 2007, aquela corte de imigração lidou com dois mil processos de Nebraska e outros 600 do estado vizinho de Iowa, que também será atendido pelo novo tribunal.

Em Nebraska, segundo o Censo, vivem cerca de 130 mil latinos, ou quase 8% da população total. Dentre os imigrantes, segundo estimativa do Centro Hispânico Pew, até 55% podem ser indocumentados. Neste sentido, o percentual em Iowa é ainda maior, pois lá 85% dos estrangeiros estão em situação irregular. Há poucos meses, uma mega-operação do ICE prendeu 381 pessoas num frigorífico na cidade de Postville.

O anúncio do funcionamento da nova corte foi dado na véspera de um informe sobre o número de deportações no ano fiscal de 2008: as estatísticas mostraram que 349.041 estrangeiros foram mandados de volta ao país natal entre 1º de outubro de 2007 e 30 de setembro de 2008, o que representa 20% a mais do que o ano anterior, quando 288.663 imigrantes foram mandados para a casa.

A polícia de imigração assegurou que suas equipes especiais – mais de 100 no total – continuarão buscando imigrantes indocumentados. Um dos objetivos é promover um levantamento de quantos deles estão detidos em cadeias públicas para posterior abertura de processo de deportação.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo