Error, no Ad ID set! Check your syntax!
Histórico

EUA devem sair do Afeganistão no ano que vem

Secretário de Defesa, Leon Panetta, afirmou que em meados de 2013 não haverá mais participação militar naquele país

O secretário de Defesa. Leon Panetta, disse ao The Washington Post que os EUA encerrarão suas opoerações de combate no Afeganistão até metade do próximo ano: “Este prazo significa mais de ano antes do previsto”.

Seu comentário refletiu um crescente sentimento dentro do governo Obama de que o procedimento adotado no Iraque, onde o encerramento oficial das operações de combate veio 16 meses antes da retirada final das tropas americanas, prevista para dezembro, pode servir como um modelo a ser seguido para diminuir as operações no Afeganistão. Isto é bastante significativo. E politicamente devemos considerer, que dá ao presidente Obama a capacidade de afirmar – em seu discurso na convenção do partido no início de setembro – que as duas guerras herdadas por sua administração estão caminhando par ao fim.

Os republicanos, é claro, criticaram a medida. Em Nevada, Romney disse à NBC: “Seu secretário de Defesa disse que num certo dia, no meio de 2013, estaremos tirando nossas tropas de combate do Afeganistão, então o Taliban ouve isto, os paquistaneses ouvem isto, os líderes afegãos ouvem isto. Qual o motivo de avisar o inimigo e dizer a eles a data que estaremos tirando nossos soldados?”

Romney acrescentou: “Isto não faz sentido. Sua ingenuidade está colocando em risco a missão dos Estados Unidos da America e nossos compromissos com a liberdade. Ele está errado. Precisamos de uma nova liderança em Washington.”

O senador John McCain também criticou o anúncio, embora a crítica tenha sido relativamente discreta para os padrões de McCain: “É muito constrangedor que o governo continue a reassugurar aos nossos inimigos que os Estados Unidos estào ansiosos para deixar o Afeganistão em vez de vencer.”

O desacordo entre os dois partidos é conhecido no que se refere ao assunto guerras (tanto a do Iraque como a do Afeganistão): o receio da divulgação de uma data antecipadar publicamente. Entretanto quem vai julgar se a divulgação do anúncio foi inapropriada serão os eleitores, na primeira terça-feira de novembro deste ano.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo