Histórico

EUA elogiam luta de países em desenvolvimento contra aquecimento

Os EUA elogiaram na quarta-feira os esforços feitos pelos países em desenvolvimento para limitar as emissões de gases do efeito estufa, adotando uma postura diferente da costumeira, pela qual exigem que grandes poluidores como a China e a Índia intensifiquem suas ações de combate ao aquecimento global.

O principal negociador norte-americano para as questões climáticas, Harlan Watson, menosprezou as desavenças existentes com a União Européia (UE) em torno do Protocolo de Kyoto, afirmando que há mais áreas de concordância que de discordância a respeito das políticas de combate às alterações climáticas.

Segundo ambientalistas, os EUA, no encontro sobre o clima realizado atualmente em Viena, pareciam ansiosos para melhorar o ambiente das negociações antes de uma reunião convocada pelo presidente norte-americano, George W. Bush, prevista para acontecer nos dias 27 e 28 de setembro, em Washington, e que deve discutir novos limites para a emissão de gases.

“Há uma idéia disseminada de que os países em desenvolvimento não estão fazendo nada. Essa idéia não possui nenhum fundo de verdade”, disse Watson em uma entrevista coletiva concedida durante o encontro que acontece de 27 a 31 de agosto na capital austríaca e do qual participam mil autoridades de 158 países.

“Os países em desenvolvimento estão adotando medidas. Suas emissões estão aumentando, mas eles estão adotando medidas que terão um impacto bastante significativo”, afirmou.

Segundo Bush, países em desenvolvimento como a China e a Índia precisam investir mais na luta contra o aquecimento global se desejam ver os EUA participando de um novo acordo global de combate ao aquecimento quando o Protocolo de Kyoto deixar de vigorar, em 2012.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo