Imigração Manchete Notícias

EUA planeja abrir centros de processamentos de imigrantes em países latinos

Nesses locais, funcionários do Departament of Homeland and Security (DHS) processarão os pedidos de asilo antes que os imigrantes cheguem à fronteira com o México

Medida foi anunciada semana passada pelo U.S. State Department (foto: Thumbnail)
Medida sera anunciada na próxima semana (foto: Thumbnail)

O governo Biden se prepara para anunciar, na próxima semana, um plano para construir centros de processamento de imigrantes em países da América Latina. A medida é uma antecipação ao fim do programa Título 42, que devolve para o México os estrangeiros pegos na travessia ilegal para os Estados Unidos. Inicialmente, e segundo informou o site POLÍTICO, os centros terão bases na Guatemala, Colômbia, Equador e Costa Rica. Nesses locais, os funcionários do Departament of Homeland and Security (DHS) processarão os pedidos de asilo antes que os imigrantes cheguem à fronteira sul com o México.

A iniciativa complementa outro programa que envia agentes de imigração até a fronteira para avaliar se um estrangeiro é elegível para asilo. O objetivo é evitar a entrada irregular através do país mexicano. Para garantir o benefício, os candidatos precisam comprovar condições financeiras para se manter em território americano até a liberação da autorização de trabalho.

Em janeiro deste ano, o U.S. State Department começou a campanha ‘Welcome Corps’ para estimular cidadãos americanos a apadrinhar refugiados. A primeira fase do programa, conecta 10 mil cidadãos com 5.000 imigrantes.  Entre as obrigações dos patrocinadores está a transferência de $ 2.275 para ajudar o beneficiário a se manter por pelos três meses, até que se torne elegível para programas federais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo