Histórico

EUA podem liberar turistas brasileiros do visto

Anúncio oficial pode ser dado durante visita de Obama ao Brasil

Entre os muitos acordos bilaterais que podem resultar da visita do presidente americano, Barack Obama, ao Brasil neste mês, um deles interessa – e muito – aos milhares de turistas brasileiros que visitam os Estados Unidos todos os anos: o fim da exigência do visto. A notícia oficial, inclusive, deve ser dada no encontro entre Obama e a presidenta Dilma Rousseff em Brasília, marcado para o próximo dia 19.
A inclusão do Brasil no chamado Visa Waiver Program é antiga reivindicação das empresas envolvidas com turismo em ambos os países, já que os brasileiros estão entre os grupos que mais visitam a América – e que mais gastam. Em 2009, por exemplo, cerca 890 mil dos nossos conterrâneos passearam pela terra do Tio Sam, deixando aqui cerca de quatro bilhões de dólares. Para 2010, a expectativa é que os números mostrem um crescimento de 35% no número de turistas brasileiros que foram aos EUA e um percentual ainda maior no de gastos.
Mas para integrar a restrita lista de países com isenção de vistos, o Brasil precisa que o índice de rejeição de pedidos do documento caia 5% – e, segundo dados da U.S. Travel Association, o país já atende a este requisito. Atualmente fazem parte do programa 36 países, cujos cidadãos podem ingressar na América sem o visto de turismo ou negócios. O Visa Waiver Program nasceu em 1986.
Além da questão da isenção do visto, Obama e Dilma vão tratar também de outros temas importantes, como a contribuição para a Previdência Social feita no exterior (como acontece no Japão), o aumento de voos entre os dois países e uma estratégia de divulgação da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 os Estados Unidos.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo